Começa campanha de vacinação contra raiva no DF
Cães e gatos com 90 dias de vida devem ser imunizados; a raiva é uma doença que atinge animais e seres humanos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Agência Brasília - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera imunizar 270 mil cães e gatos, por meio da campanha de vacinação antirrábica que começa amanhã, na área urbana do DF. A imunização será realizada também no sábado (26).
A raiva é uma doença que afeta o homem e os animais e não tem cura. Os animais mais expostos são mamíferos em geral, principalmente cães, gatos e morcegos na área urbana, além dos animais domésticos de produção – boi, cavalo, porco e ovelha. Animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção. Os animais devem ser vacinados pela primeira vez a partir dos 90 dias de vida e depois disso uma vez por ano.
O primeiro e único caso de raiva humana cuja transmissão ocorreu dentro da área geográfica do DF, ocorreu em 1978. Em relação à raiva animal, nos últimos anos vem ocorrendo casos em morcegos, além de bois e cavalos na área rural, o que mantém o risco de ocorrência de casos da doença. No ano passado 23.576 animais foram imunizados na área rural do Distrito Federal.
Serão montados postos de vacinação na Asa Norte, Asa Sul, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guará I e II, Jardim Botânico, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sudoeste, Varjão, Brazlândia, Águas Claras e Vicente Pires. Na etapa do próximo dia 26 serão imunizados animais de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga.
Clique aqui para visualizar onde vacinar o seu animal de estimação.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247