Com três ministérios, União Brasil é mais infiel ao governo que partidos de fora da base

PP e Republicanos, que não fazem parte da base aliada de Lula no Congresso, têm votado mais junto com o governo do que o União Brasil

Lula e plenário da Câmara dos Deputados
Lula e plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em levantamento realizado pelo jornal O Globo, constatou-se que o União Brasil, responsável por indicar três ministros para o governo Lula, incluindo dois dos ministros mais questionados da Esplanada dos Ministérios, tem entregado menos votos ao Palácio do Planalto na Câmara dos Deputados do que partidos como PP e Republicanos. O índice de adesão do União Brasil às orientações do governo é de 54%, enquanto o PP apresenta 56% e o Republicanos, 58%.

Vale ressaltar que o PP e o Republicanos, oficialmente, não fazem parte da base aliada, pois não possuem representantes no ministério do governo petista. Por outro lado, partidos como MDB e PSD, que também indicaram três ministros na formação do gabinete de Lula, têm demonstrado maior obediência, com os deputados do MDB votando com o governo em 69% das vezes e os do PSD, em 72%.

continua após o anúncio

>>> Assessores de Lula defendem mudanças em ministérios para evitar novas derrotas na Câmara

O índice de fidelidade do União Brasil não atingiu as expectativas do Palácio do Planalto, uma vez que o partido conta com parlamentares historicamente contrários ao PT, como Kim Kataguiri, que foi o que mais votou contra a orientação do governo no partido. Além dele, outros parlamentares, como Alfredo Gaspar, Fábio Schiochet, Rodrigo Valadares e Rosângela Moro, também têm se posicionado contra as orientações do governo.

continua após o anúncio

No início do governo, as lideranças do Palácio do Planalto esperavam uma fidelidade de 80% dos deputados do União Brasil, assim como de PSD e MDB. No entanto, isso não vem se concretizando em votações prioritárias. Em projetos como a derrubada dos decretos do Marco do Saneamento, a votação do marco temporal e o requerimento de urgência do PL das Fake News, o União Brasil apresentou um índice de adesão de apenas 14%.

Na votação da MP dos Ministérios, o União Brasil novamente se mostrou menos fiel ao governo em comparação a outros partidos que não fazem parte oficialmente da base aliada, como PP e Republicanos. Dos deputados do União Brasil que participaram da votação, 30% se posicionaram contra o governo. No PP, o percentual foi de 20% e no Republicanos, de 18%. Curiosamente, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, possui um índice de obediência de 100%, votando junto com o governo em todas as 19 votações em que participou e que o governo orientou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247