CLDF: Comissão de Ética ouve novas testemunhas de defesa de Domingos
Mais três ex-administradores regionais depuseram na manhã de ontem (25) na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa, no processo que apura suposta participação do deputado Benedito Domingos (PP) em fraudes de licitações para a contratação de empresa de familiares, para decoração natalina durante o governo Arruda, antes de 2009
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Zildenor Ferreira Dourado, da CLDF - Mais três ex-administradores regionais depuseram na manhã de ontem (25) na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa, no processo que apura suposta participação do deputado Benedito Domingos (PP) em fraudes de licitações para a contratação de empresa de familiares, para decoração natalina durante o governo Arruda, antes de 2009.
Como nas oitivas anteriores, os depoentes Luiza Vercillo (Varjão), Josino Castro (São Sebastião) e Manoel Abadia (Planaltina) negaram ter recebido pressão direta do parlamentar para favorecerem a empresa do seu filho, Sérgio Domingos, nas citadas contratações. Eles reconheceram, contudo, ter havido direcionamento por parte da Coordenadoria de Cidades para a escolha do projeto de decoração, determinado pelo governo, que emitira decreto alterando a forma usual de contratação, antes feita por meio da Central de Compras.
"Eu sou padeiro, o que sei fazer é pão. Não entendo muito dessas coisas de licitação", enfatizou Josino Castro, que demonstrou dificuldades para relembrar os fatos narrados no processo conduzido pela delegacia que apura crimes contra a Administração Pública (Decap). Castro admitiu, também, não ter ficado satisfeito com o projeto da empresa escolhida e com o fato de ter tido que glosar o pagamento, em virtude da não conclusão total dos serviços.
A ex-administradora do Varjão, Luiza Vercillo, negou inicialmente que tenha se sentido incomodada com a forma de mudança da contratação natalina, conduzida pela Coordenadoria de Cidades. Mas o relator do processo na Comissão de Ética, deputado Patrício (PT), leu seu depoimento dado à Decap no qual constavam declarações de "incômodo" com o modelo de contratação feito na época.
O ex-administrador de Planaltina, Manoel Abadia, negou ter recebido pessoalmente o filho de Benedito Domingos para tratar da contratação do projeto. Mas, diante da leitura de seu depoimento, também à Decap, reconheceu ter se encontrado com ele na administração regional.
Durante as oitivas de hoje, o deputado Joe Valle (PDT) fez um desabafo contra o modelo de gestão das administrações regionais: "Tem que mudar e zerar tudo. Os depoimentos dos ex-administradores confirmam que o atual sistema é uma bagunça. O modelo está falido". O deputado Benedito Domingos (PP) reagiu e disse que o parlamentar não deveria generalizar em suas críticas: "Tive todas as minhas contas aprovadas como administrador e realizei muitas obras em Taguatinga".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247