Ciro critica forma de escolha de ministros do STF: 'a Corte está aquém do que o Brasil precisa'

O presidenciável do PDT afirmou que os últimos presidentes indicaram amigos ao STF, que não atenderiam aos critérios previstos pela Constituição

Ciro Gomes
Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) criticou, nesta quinta-feira (25), a maneira como são indicados os magistrados ao Supremo. O presidenciável do PDT afirmou que os últimos presidentes indicaram amigos ao STF, que não atenderiam aos critérios previstos pela Constituição Federal.

"Acho o Supremo muito aquém da grandeza histórica que o Brasil espera e precisa. Mas sou contra impeachment de qualquer um, porque impeachment é para o cometimento de crime de responsabilidade. A gente não pode estar vulgarizando isso. Nós brasileiros devemos acatar a palavra da Suprema Corte, isso é chave da estabilidade", afirmou o pedetista em entrevista à Jovem Pan

continua após o anúncio

"A Suprema Corte é exclusiva a cidadãos que tenham reputação ilibada e notório saber jurídico. O que tem acontecido no Brasil nessa governança política trágica que estou tentando denunciar? Nós temos visto presidente após presidente mandando os amigos, que nem sempre respondem aos dois requisitos", disse. 

Escolha de ministros do Supremo

O Presidente da República indica um ministro do STF e depois o juiz vai para o Senado responder a perguntas de parlamentares na Comissão da Constituição e Justiça, que, se aprovar o indicado, o Legislativo fará uma votação. Pelo menos 41 dos 81 senadores têm de concordar com a indicação do magistrado, para, em seguida, a Presidência do País nomeá-lo a um cargo no Supremo.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247