Chefe do GSI é convocado para explicar atos antidemocráticos

Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados requer esclarecimentos de novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional sobre imagens do 8 de janeiro

General Marcos Antonio Amaro, ministro do GSI
General Marcos Antonio Amaro, ministro do GSI (Foto: Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados convocou o general Marcos Antônio Amaro, novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar esclarecimentos sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ele substituiu Gonçalves Dias, que foi exonerado após o vazamento de gravações do Palácio do Planalto mostrando sua interação com invasores. 

O líder do governo na comissão, Pastor Henrique Vieira, concordou com a convocação de Amaro, mas afirmou que as gravações não incriminam o ex-ministro do GSI da forma como a oposição argumenta.

continua após o anúncio

O objetivo da convocação é investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro e esclarecer a participação do novo ministro do GSI. A Comissão de Segurança Pública busca entender o papel das autoridades em relação ao evento, que contou com a participação de apoiadores de Jair Bolsonaro e de grupos extremistas. 

Reportagem do Congresso em Foco destaca que a ausência de Gonçalves Dias no colegiado e o vazamento das gravações aumentaram a pressão para que as autoridades prestem esclarecimentos.

continua após o anúncio

A oposição argumenta que as gravações mostram a participação do ex-ministro do GSI nos atos antidemocráticos, enquanto o líder do governo afirma que não há elementos suficientes para incriminá-lo.

“Há tranquilidade e acordo em relação a isso. Apenas algumas observações rápidas (…) com relação a Gonçalves Dias: ele não facilitou a entrada dos manifestantes bolsonaristas de extrema-direita. Inclusive, de acordo com o próprio vídeo, quando ele chega, a ocupação e a depredação do prédio público em uma tentativa de golpe já estava iniciada”, afirmou o governista.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247