Cármen Lúcia arquiva pedido de impeachment contra Guedes por ausência em audiência na Câmara

O pedido apontava crime de responsabilidade do ministro Paulo Guedes em deixar de prestar esclarecimentos a respeito de distorções apontadas pelo TCU nos dados da Previdência

Ministra Cármen Lúcia durante sessão extraordinária. (12/03/2020)
Ministra Cármen Lúcia durante sessão extraordinária. (12/03/2020) (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta terça-feira, 23, um pedido de impeachment contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, por faltar em audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, em junho.

O pedido foi apresentado pelos deputados Kim Kataguiri (DEM) e Elias Vaz (PSB), que apontavam crime de responsabilidade do ministro em deixar de prestar esclarecimentos a respeito de distorções apontadas pelo Tribunal de Contas da União nos dados da Previdência.

continua após o anúncio

No entanto, segundo Cármen Lúcia, estando “ausentes elementos que possam pôr em desvalia a conclusão do Procurador Geral da República, não compete ao Poder Judiciário desconstituir, sem base em indícios suficientes, a justificação para o não comparecimento da autoridade convocada, no dia e no local previamente marcados”. 

“Anote-se não se ter por demonstrado que a Câmara dos Deputados, pelos órgãos competentes, teria questionado, institucionalmente, o não atendimento à convocação, o que conduz à insuperabilidade da conclusão adotada pelo Procurador Geral da República”, disse Cármen.

continua após o anúncio

Guedes vai à Câmara falar sobre offshore

Nesta terça, Guedes foi à Câmara dos Deputados para falar sobre sua offshore, denunciada pelo Pandora Papers, numa sessão conjunta das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247