Campus Darcy Ribeiro, da UnB, deve ganhar no prédio

Curso de Desenho Industrial deve ganhar estrutura prpria; licitao est prevista para junho e incio da obras para setembro; custo estimado de R$ 4 milhes



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

UnB Agência - O diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemayer, arquiteto Alberto Alves de Faria entregou nessa quarta-feira (29) o projeto e o cronograma de construção do prédio do Departamento de Desenho Industrial. Projetado pelo professor da UnB, Matheus Gorovitz, o edifício foi orçado em R$ 4 milhões, sua licitação está prevista para junho e o início das obras para setembro. A apresentação dos dados ocorreu em reunião entre o reitor, os professores do Instituto de Artes e os decanos de Planejamento e de Administração.

“O que nos traz aqui é um sentimento de muita insegurança sobre o futuro do IDA”, resumiu a diretora do Instituto, professora Isabela Brochado. “Reconhecemos que essa Administração fez muito pelas Artes, mas continuamos com graves problemas estruturais”.

Os dois principais transtornos relatados pelos docentes do IDA são a falta de uma área específica para as aulas de Desenho Industrial e um litígio com o curso de Física sobre a localização dos novos prédios para os quatros cursos de artes.

continua após o anúncio

O CEPLAN, órgão responsável pelo ordenamento territorial do Campus e, portanto, pela definição técnica de quem deve ocupar cada área, concluiu que o IDA deveria sair do lugar em que está hoje e ocupar um novo endereço, em frente ao Beijódromo, no descampado abaixo da Biologia. A solução resolveria tanto a demanda do Desenho do Industrial quanto dos outros cursos do Instituto. “Assim teríamos um grande portal das Artes, conectado com a Praça Maior, com a Reitoria, a Biblioteca e o Beijódromo, como planejara Oscar Niemeyer”, explicou Alberto.

A questão, no entanto, é que a Física quer erguer seu novo prédio no mesmo terreno e recorreu ao Conselho de Administração, CAD. “Somos contra. Achamos que a Física deve compor um bloco acima da Biologia, junto com a Química”, explicou Alberto. “A Administração da Universidade, e eu pessoalmente, defenderemos no CAD que área fique com o IDA”, prometeu o reitor, professor José Geraldo de Sousa Junior. “Claro que a decisão do CAD é soberana, mas acho que os conselheiros vão respeitar as orientações técnicas do CEPLAN”.

continua após o anúncio

De acordo com o reitor, o tema estará na pauta da segunda reunião do CAD de 2012.

Orçamento

continua após o anúncio

Além da preocupação com a definição do terreno, os professores do IDA levaram à reitoria o temor de que faltem recursos financeiros para a construção do edifício do Desenho Industrial. "Hoje nossas aulas ocorrem cada semestre num lugar", explicou a chefe do Departamento, professora Shirley Gomes Queiroz. "Sabemos que a Universidade está com um déficit e que a Reitoria vai apresentar ao CAD um plano de redução de gastos. Tememos que o Desenho Industrial entre de novo fila das obras, sendo que já tínhamos os recursos garantidos no Plano de Obras desde 2008", completou Isabela.

"De fato, temos um déficit, mas estamos num mesmo barco e juntos vamos buscar alternativas de financiamento", garantiu o decano de Planejamento, Paulo Rocha. "Essa obra está entre as prioritárias da universidade", completou o decano de Administração, Eduardo Raupp. "Esse é meu último ano de mandato. Minha meta é não deixar esqueletos para meu sucessor", prometeu o reitor.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247