Caixa de Pandora: Roriz tem pena prescrita e Durval Barbosa perdão judicial
O doleiro Fayed Traboulsi e mais dez pessoas foram condenadas à prisão por peculato e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Caixa de Pandora, que desmantelou um esquema de corrupção no Distrito Federal conhecido como "mensalão do DEM"; por ter mais de 70 anos, o ex-governador Joaquim Roriz (à dir.) teve a pena prescrita, e o delator do esquema, Durval Barbosa (à esq.), recebeu perdão judicial por ter colaborado com as investigações, que apontaram um prejuízo superior a R$ 20 milhões aos cofres públicos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 - O doleiro Fayed Traboulsi e mais dez pessoas foram condenadas à prisão por peculato e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Caixa de Pandora, que desmantelou um esquema de corrupção no Distrito Federal conhecido como "mensalão do DEM". Por ter mais de 70 anos, o ex-governador Joaquim Roriz teve a pena prescrita, e o delator do esquema, Durval Barbosa, recebeu perdão judicial por ter colaborado com as investigações, que apontaram um prejuízo superior a R$ 20 milhões aos cofres públicos.
De acordo com o Ministério Público, o grupo montou um esquema para o financiamento da campanha eleitoral de Roriz ao GDF em 2002. A Codeplan e o Instituto Candango de Solidariedade (ICS) teriam sido usados como intermediários no esquema de propina, que celebrava contratos sem licitação com as empresas Linknet e Adler. O MP afirmou que, por meio dessas parcerias, eram emitidas notas fiscais frias que simulavam a prestação de serviços não realizados. Parte do dinheiro repassado às empresas como pagamento pelos falsos contratos teria sido usada no financiamento da campanha de Roriz.
Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado de Fayed Traboulsi em outros processos, afirmou ao G1 que não conhece o responsável pela defesa no caso, mas disse que pediu para ter acesso ao resultado do julgamento.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247