Brasilienses acreditam que investimentos serão compensados
Segundo pesquisa do instituto O&P Brasil, mais da metade da populao considera que gastos para receber a Copa do Mundo valem a pena
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Noelle Oliveira_ Brasília 247 – Os brasilienses estão satisfeitos por ter Brasília como uma das cidades sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014. Segundo pesquisa do instituto O&P Brasil divulgada nesta quarta-feira (9), 54,9% dos moradores da capital acham que os investimentos da unidade da Federação para receber o torneio são bem justificados. Apesar de o futebol ainda ser um esporte mais popular entre os homens, as mulheres apoiam o mundial quase na mesma proporção que o sexo masculino. Enquanto 55,5% dos homens acreditam que o evento valerá a pena para a cidade, 54,5% das mulheres pensam o mesmo.
Nas contas do governo para preparar a capital está, entre outras coisas, a reforma que transforma o antigo Mané Garrincha no Estádio Nacional de Brasília, que custará R$ 671 milhões, e a ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, investimento de R$ 749 milhões do governo federal. Os adolescentes e jovens são os que nutrem mais expectativas em ter o campeonato por perto e, portanto, aprovam os gastos. É na faixa etária de 16 a 24 anos que a Copa de 2014 em Brasília é mais bem aceita – 65% da população desse grupo acha que os pontos positivos de investir em um campeonato desse porte superam os negativos. Em seguida aparece a faixa de 40 a 59 anos, com 52,3% de aprovação.
Quando o critério é a escolaridade, a idade se reflete. Dos que cursam o ensino médio, 56,6% veem com bons olhos o campeonato internacional em Brasília. O maior índice de aprovação está entre os que estão no ensino superior – 57,8%.
Entre as regiões administrativas, Taguatinga e Ceilândia, apesar de não receberem diretamente os jogos, são as que mais aprovam a Copa do Mundo. Das pessoas ouvidas lá, 62,6% aprovam os investimentos. A aprovação também é alta no que a pesquisa da O&P Brasil define como grande Plano Piloto e que abrange Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Guará, Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro.
A pesquisa também revela que a população de mais alta renda é a que mais bem avalia a Copa do Mundo em Brasília. Entre os grupo que recebe mais de 20 salários mínimos, 61,3% são a favor dos investimentos que vêm sendo feitos pelo governo. Em todas as faixas salariais, a aprovação supera os 50%. A maior rejeição está na população que recebe até um salário mínimo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247