Brasília veste a camisa e aguarda a Copa do Mundo
O Mundial está prestes a começar e a "ficha caiu". Nas redes sociais, os internautas fazem contagem regressiva, postam fotos de suas residências enfeitadas e muitos admitem que, apesar das broncas e protestos, o espírito do futebol fala mais alto. Nas ruas de Brasília, engarrafamento na volta para casa e muita gente com a camisa amarela
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 - A Copa do Mundo está prestes a começar e a "ficha caiu". Nas redes sociais, os internautas fazem contagens regressiva, postam fotos de suas residências enfeitadas e muitos admitem que, apesar das broncas, o espírito do futebol fala mais alto. Nas ruas de Brasília, engarrafamento na volta para casa e muita gente com a camisa amarela.
Em ritmo de carnaval, um grupo de dançarinos de Brasília decidiu hoje (12), por conta própria, vestir trajes carnavalescos para animar os turistas estrangeiros que passarem próximo à Biblioteca Nacional da República, um dos principais pontos turísticos do centro da capital do país. Com uma pequena caixa de som tocando samba e uma grande bandeira do Brasil, o trio faz a festa dos turistas que vieram a Brasília para acompanhar os jogos do Mundial. Em menos de quatro horas, cerca de dez turistas, entre norte-americanos, chilenos e colombianos, tiraram fotos e até arriscaram sambar com os passistas. “A ideia inicial foi divulgar o samba, receber bem os turistas e apagar a má impressão que ficaram com essas manifestações. Estamos aqui pelo amor à dança e ao nosso país, com a cara e a coragem. Não temos apoio de ninguém”, disse à Agência Brasil o dançarino Flávio Sambista, idealizador do projeto.
O clima de festa contrasta com as ameaças de manifestações contra a Copa do Mundo em Brasília. Na Rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital, um grupo de sindicalistas ligados à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), fez um ato por melhoria na educação.
Mas para a dançarina Tais Campelo, o país precisa ressaltar para o mundo as qualidades que têm. “Cada país tem a sua carência, mas não podemos deixar de lado os nossos valores e a nossa cultura. Temos que mostrar o nosso valor, isso é o mais importante”, disse a porta-bandeira. Já a passista e rainha de bateria, Gilmara Santos, ressaltou que, com os olhos do mundo voltados para o Brasil, é a hora do povo estar unido e fazer uma grande festa. “Esse é um momento muito importante para o país e estamos aqui mostrando a nossa dança, nossa cultura e nosso trabalho”.
E não são apenas os turistas que se encantaram com o trio. A prestadora de serviço Cláudio Regina Barbosa aproveitou o expediente de trabalho mais curto hoje para tirar fotos e brincar com o grupo. “Achei bem legal. Uma ideia muito boa. Tenho certeza que os turistas vão gostar”.
E no dia da abertura da Copa, a movimentação de turistas estrangeiros no centro de Brasília surpreendeu a equipe montada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em pareceria com a Unesco, nos principais pontos turísticos da capital. Em menos de três horas de funcionamento do posto de atendimento montado próximo à Biblioteca Nacional, mas de 20 estrangeiros passaram pelo local em busca de informações.
“Estava esperando o público do jogo e me surpreendi. Aqui em Brasília a primeira partida está marcada para domingo e vários turistas já estão pela cidade. Atendi vários franceses, que a seleção nem vai jogar aqui”, disse o estudante de línguas e voluntário no projeto, Rodrigo Prado.
Ao todo, foram montados 12 pontos de atendimento ao turista, que funcionarão nos próximos 32 dias nos principais pontos turísticos de Brasília. Neles, os estrangeiros poderão obter informações em inglês, espanhol, francês e italiano.
Movimentação da Fan Fest
O trânsito na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), uma das avenidas de acesso ao Taguaparque e à Fifa Fan Fest, começa a ficar complicado e dificulta a chegada ao evento. Até o momento, há pouco movimento no local. A maior parte dos moradores de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Samambaia e Guará, regiões próximas ao Taguaparque, começa a retornar para casa neste momento em razão do ponto facultativo e, por isso, o tráfego de veículos é intenso na via.
Membros da organização da Fifa Fan Fest ainda fazem ajustes finais no equipamento de som para a transmissão do jogo entre Brasil e Croácia e para os shows previstos para o final do dia. Vendedores ambulantes começam a montar suas estruturas. As lanchonetes da própria festa já estão em funcionamento.
O evento tem entrada gratuita e estrutura para receber 50 mil pessoas, podendo chegar a 200 mil se consideradas as áreas ao redor do local. O jogo entre Brasil e Croácia será transmitido ao vivo a partir das 17h em telões de alta definição. Mais tarde, às 19h, o cantor Gusttavo Lima assume o palco da festa.
Com Agência Brasil
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247