Brasília lidera ranking de transparência na Copa
Instituto Ethos coloca a capital federal em primeiro lugar em levantamento sobre prestação de contas e acesso a informações sobre investimentos na Copa de 2014; na véspera da abertura do evento da Fifa que vai definir grupos do Mundial, governador Agnelo Pacheco e secretário Claudio Monteiro serão portadores de boas notícias; Estádio Mané Garrinha, que vive lotado, passou por todos os testes
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília 247 - Brasília é a cidade-sede com maior transparência nos investimentos para a Copa do Mundo da FIFA 2014™. O DF recebeu nota 77,26 em uma escala de 0 a 100 – quase seis pontos a mais que a segunda colocada, Porto Alegre (71,82).
O desempenho foi atestado em pesquisa do Instituto Ethos, associação de empresas criada em 1998 e comprometida com a sustentabilidade e com as responsabilidades ética, social e ambiental.
A subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção no DF, Soraia Mello, afirma que o resultado é a coroação de um trabalho intenso. “Já esperávamos uma qualificação melhor, porque nos dedicamos a isso de maneira incansável. O primeiro lugar é uma notícia muito grata”, comemora.
Para o governador Agnelo Queiroz, não há surpresas. "Trabalhamos com extrema seriedade e competência a questão das obras da Copa e do estádio, essa arena multiuso construída com competência, qualidade e transparência. Esse resultado desmitifica a abordagem de má fé. Brasília, como capital do país, precisa fazer obras de qualidade, no nível que o país merece, para amanhã não termos que fazer reformas e mais reformas", ressalta.
A pesquisa faz parte do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, que acompanha e fiscaliza os investimentos das três esferas de governo (federal, estadual/distrital e municipal).
Estrutura – No início de 2012, o Instituto Ethos recolheu dados para a primeira versão da pesquisa, que atribuiu notas baixas a todas as 12 cidades-sede. “Quando foi feito o primeiro levantamento, parte da nossa estrutura ainda estava sendo projetada”, explicou o secretário-substituto de Transparência do DF, Mauro Noleto, em entrevista ao Portal Brasília na Copa há uma semana.
De 2012 para cá, a infraestrutura de prestação de contas da Copa do Mundo da FIFA™ se consolidou. OPortal Transparência na Copa reúne informações sobre as licitações, os investimentos e o andamento de todas as obras relacionadas ao Mundial, como o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a ampliação da rodovia DF-047.
Continuidade – A liderança do Distrito Federal no ranking de transparência consolida um passo importante da administração pública, mas Soraia é categórica: o trabalho não vai parar. “O reconhecimento é importante, mas não encerra nossa preocupação”, esclarece.
Para os próximos meses, o desafio é tornar o conteúdo cada vez mais acessível. “Queremos deixar as informações mais didáticas para o cidadão comum, que não domina a linguagem técnica”, explica.
O acesso à informação por dispositivos móveis (tablets e celulares) e em outros idiomas também está nos planos da Secretaria de Transparência, e deve entrar no ar nos próximos meses.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247