Brasília está na lanterna do ranking da arborização

Goiânia, com 89,5% de árvores em áreas urbanas, lidera a lista das mais verdes do Brasil (à esq.); Distrito Federal, construído sob o conceito de cidade-parque, ficou na 12ª posição; cidades-satélites seriam culpadas pela má colocação; sede da Rio+20, Rio de Janeiro é o nona no levantamento



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 com Agência Brasil – Quem sobrevoa o Plano Piloto de Brasília não imagina que a capital do país é apenas a 12ª cidade com mais de um milhão de habitantes numa lista que mede o número de árvores no entorno das casas. Pesquisa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgada nesta sexta-feira 25.

O ranking é liderado pelas capitais Goiânia e Campinas. De acordo com o IBGE, os domicílios mais arborizados, com árvores em volta dos quarteirões, em calçadas ou canteiros, com exceção de Goiânia (89,5%), estão nas regiões Sul e Sudeste. Já nas regiões Norte e Nordeste, estão as casas em áreas menos arborizadas. As capitais Belém, com 22,4%, e Manaus, no meio da floresta amazônica, com 25,1%, têm os menores percentuais de arborização.

De acordo com a presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, Brasília está nesta colocação porque as as condições de infraestrutura das chamadas cidades satélites puxam para baixo o índice de arborização de Brasília.

continua após o anúncio

Sede da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, o Rio de Janeiro está na nona posição entre as 15 cidades pesquisadas.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247