Bolsonaro chama Bolsa Família de 'esmola' e volta a dizer que o seu governo não tem corrupção

Estatísticas e acusações demonstram o contrário do que afirmou o ocupante do Planalto

Jair Bolsonaro durante evento em Duque de Caxias e, no círculo, uma criança com o cartão do Bolsa Família
Jair Bolsonaro durante evento em Duque de Caxias e, no círculo, uma criança com o cartão do Bolsa Família (Foto: REUTERS/Pilar Olivares | ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jair Bolsonaro (PL) chamou o extinto Bolsa Família de "esmola" durante evento nesta sexta-feira (14) no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Só em 2017, o programa criado no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou 3,4 milhões de pessoas da pobreza extrema e outros 3,2 milhões da pobreza, de acordo com um estudo publicado em setembro de 2021 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O ocupante do Planalto também sugeriu que o Poder Judiciário não tem de investigar o governo. 

"Atendemos aos mais pobres com projeto social de verdade, não uma esmola como era o Bolsa Família. Hoje, os mais pobres recebem no mínimo R$ 600. Sabem por que conseguimos pagar isso? Porque no meu governo não tem corrupção", disse Bolsonaro.

continua após o anúncio

>>> Campanha de Lula vai ao TSE e cobra investigação contra a Jovem Pan

Mais de 140 pedidos formais de impeachment do ocupante do Planalto chegaram á Câmara dos Deputados nos últimos três anos e nove meses. No segundo semestre do ano passado, a CPI da Covid publicou um relatório e acusou Bolsonaro de nove crimes

continua após o anúncio

O Bolsa Família citado pelo chefe do Executivo federal deixou de existir após a Medida Provisória que criou o Auxílio Brasil (MP 1.061/2021), publicada no Diário Oficial da União em 10 de agosto de 2021.

>>> Datafolha: Lula mantém 53% dos votos válidos e Bolsonaro tem 47%

continua após o anúncio

Nos dados do Ipea, divulgados na revista científica PLOS Medicine, liderado pelas pesquisadoras Dandara Ramos e Nívea Bispo da Silva, mais de 6 milhões de crianças com idades abaixo de 5 anos foram observadas entre 2006 e 2015. 

Pesquisas compararam famílias beneficiárias com outras fora do Bolsa Família e disseram que o programa diminuiu em 16% a mortalidade de crianças de 1 a 4 anos. 

continua após o anúncio

Eleições

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta, mostrou o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira posição na disputa pelos votos no País. 

>>> Em baixaria histórica, Bolsonaro mente e diz que Lula quer que mães matem seus filhos (vídeo)

continua após o anúncio

O ex-presidente aumentou o seu percentual na Região Nordeste, que tem o maior número de pessoas com baixa renda no Brasil. As estatísticas mostraram que Bolsonaro tem 51% de rejeição.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247