Bolsonaristas aderem a Zanin para reconstruir pontes com STF

Bolsonaristas têm apoiado o nome de Zanin para o STF na tentativa de restabelecer o diálogo com o Judiciário. Com isso, a aprovação do advogado parece estar encaminhada

Cristiano Zanin
Cristiano Zanin (Foto: Reuters/Diego Vara | Reuters/Ricardo Moraes)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Aliados e ex-membros do governo de Jair Bolsonaro (PL) estão demonstrando apoio à nomeação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) como parte de uma estratégia para recompor as relações com o Judiciário. Essas ações incluem articulações para aproximar o indicado do presidente Lula (PT) de parlamentares da oposição. Fontes próximas a Bolsonaro relataram a Bela Megale, do jornal O Globo, que ele está ciente desses movimentos e não se opôs à estratégia. Esse grupo enxerga Zanin como uma oportunidade de reestabelecer o diálogo com a Corte, que foi interrompido durante o governo anterior. Para eles, ajudar na aprovação do indicado de Lula terá um papel decisivo nesse processo.

Dentre os membros desse grupo, destacam-se o ex-assessor especial da Presidência da República, o advogado José Vicente Santini, e o senador e ex-ministro da Pesca de Bolsonaro, Jorge Seif Júnior (PL-SC). Ambos estiveram presentes em um jantar organizado na semana passada em homenagem a Zanin, na residência do advogado Djaci Falcão Neto, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. 

continua após o anúncio

>>> Relator da indicação de Zanin elogia compromisso legalista do advogado

O ministro do STF nomeado por Bolsonaro, André Mendonça, também participou desse encontro. Conforme relatado anteriormente pela coluna, Mendonça tem se destacado como um dos membros do tribunal que mais tem auxiliado Zanin a dissipar resistências, inclusive entre os evangélicos. O ex-ministro do governo anterior e senador Rogério Marinho (PL-RN) também teve uma reunião com o advogado há alguns dias.

continua após o anúncio

No entanto, alguns nomes estão fora dessa articulação, como a ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que utilizou as redes sociais para anunciar que votará contra a nomeação de Zanin. Nos bastidores, a atuação da parlamentar foi duramente criticada por aliados de Bolsonaro, que não concordam com sua posição.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247