Associação Juízes para a Democracia entra com ação contra a Fundação Palmares

A associação recorreu ao Judiciário contra a intenção da Fundação Palmares, presidida por Sérgio Camargo, de se desfazer de parte do acervo de livros da instituição

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares
Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Membros do Conselho Nacional da Associação Juízes para a Democracia ajuizaram uma Ação Popular contra a intenção da direção da Fundação Palmares em se desfazer de parte do acervo de livros da instituição, presidida por Sérgio Camargo. O coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), Marco Frenette, também é alvo da ação. 

De acordo com a associação,  “o Relatório Público da seleção do Acervo da Fundação, recentemente divulgado, deixou clara a intenção de dilapidar o patrimônio histórico e cultural, com uma a seleção de livros, conduzida por critérios subjetivos, em operação de censura e ofensa aos princípios constitucionais da liberdade de expressão e da livre circulação de ideias”.

continua após o anúncio

"Os requerentes pedem por meio de liminar, que o Juiz competente da Vara Federal do Distrito Federal, determine a imediata suspensão de todo o processo de seleção e descarte dos itens do acervo bibliográfico, museológico e iconográfico da Fundação Palmares", diz o texto.

A fundação está retirando obras do seu acervo. Um dos argumentos é o de que elas apresentam ideologia marxista.

continua após o anúncio

Camargo tem histórico de atacar o movimento negro e suas lideranças. Ele já chamou Zumbi dos Palmares de “filho da puta” e o movimento negro de “escória maldita”

O dirigente também já defendeu o fim do feriado da Consciência Negra e afirmou que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" de escravos no país.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247