Arcebispo de Brasília é eleito presidente da CNBB
Clérigo, escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição, terá mandato de quatro anos; Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis, que não quis concorrer à reeleição por estar com 78 anos de idade; ainda na tarde desta segunda-feira (20) serão escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais, além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
A 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, elegeu nesta segunda-feira (20) o arcebispo de Brasília, dom Sérgio Rocha, para presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente terá mandato de quatro anos e foi escolhido no primeiro escrutínio, após superar os dois terços dos votos necessários para a eleição. Dom Sérgio Rocha substitui o cardeal Raymundo Damasceno Assis que não quis concorrer à reeleição por estar com 78 anos de idade.
Agora à tarde deverão ser escolhidos também o vice-presidente, o secretário-geral e os presidentes das 12 comissões episcopais, além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano. As eleições podem prosseguir até o dia 23 de abril. A cerimônia de posse está marcada para sexta-feira (24), em Aparecida (SP).
Dom Sérgio Rocha foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001. Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília.
Dom Sérgio estudou filosofia e teologia. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Dom Sérgio tem como lema episcopal “Tudo na caridade”.
Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vai até o dia 24 de abril, os bispos atualizarão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). As orientações pastorais aprovadas em 2011 serão apenas revisadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do Papa Francisco aos bispos no Rio de Janeiro (RJ), em julho de 2013.
O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 400 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental.
Com informações da Rádio Vaticano, em Aparecida e da assessoria de comunicação da CNBB
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247