Aras tem novo plano para substituir as forças-tarefa da Lava Jato

Procurador-geral da República, Augusto Aras, irá modificar o funcionamento das forças-tarefas da Lava Jato pelo país, criando 27 ofícios em cada uma das capitais. Confira as mudanças:

Augusto Aras
Augusto Aras (Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O procurador-geral da República, Augusto Aras, tem um novo plano para as forças-tarefas da Lava Jato. Ele apresentou um novo modelo para substituí-las no Rio de Janeiro e no Paraná, que atingirão seus prazo de funcionamento em dezembro e janeiro, respectivamente.

Segundo o portal O Antagonista, a proposta do procurador é criar 27 ofícios especializados de combate à corrupção, um para cada capital do país. Em seguida, dentro de um ano, transferir os respectivos procuradores para Rio e Curitiba.

continua após o anúncio

No Ministério Público Federal, cada ofício é ocupado por um procurador, que atua perante uma vara da Justiça.

Com a proposta de Aras, os 27 procuradores desses novos ofícios especializados serão divididos entre as duas cidades, substituindo os atuais membros das forças-tarefas, com exceção dos coordenadores carioca e paranaense Eduardo El Hage e Alessandro Vieira.

continua após o anúncio

O portal informa que a ideia de Aras é que, após um ano auxiliando os coordenadores da Lava Jato, eles retornem para suas capitais de origem.

Esses procuradores serão selecionados por um concurso interno dentro do MPF, em que qualquer procurador poderá se candidatar, mas um dos principais critérios para ser selecionado é a antiguidade dentro da carreira.

continua após o anúncio

Geralmente, o procurador que solicita a formação de uma força-tarefa escolhe seus colegas para auxiliá-lo.

A proposta de Aras foi enviada ontem ao subprocurador Alcides Martins, relator de um processo de reestruturação interna do MPF, e o assunto deve ser discutido na próxima sexta-feira, 27, numa reunião administrativa fechada entre os membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247