Aras se pronuncia sobre vacina e diz que pais não podem impedir filhos por ideologia

Augusto Aras opinou numa ação do MP-SP contra pais que se recusaram a imunizar o filho, apesar do Tribunal de Justiça ter obrigado a vacinação. Ele se colocou a favor da obrigatoriedade

Procurador-geral da República, Augusto Aras 25/09/2019
Procurador-geral da República, Augusto Aras 25/09/2019 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a Corte pedir um posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), Augusto Aras afirmou que os pais não podem impedir a vacinação dos filhos por “convicções pessoais filosóficas, religiosas, morais ou existenciais”.

Ele opinou numa ação do Ministério Público de São Paulo contra pais que se recusaram a imunizar o filho, apesar do Tribunal de Justiça ter obrigado a vacinação. Os pais recorreram ao STF. Eles são veganos e contrários a intervenções médicas invasivas. 

continua após o anúncio

Para Aras, a proteção da criança prevalece sobre as convicções dos pais e o dever de vacinação protege toda a sociedade.

“Ante a proteção integral da criança e do adolescente e a absoluta prioridade de seus direitos garantidos pela família, pela sociedade e pelo Estado, inexiste margem decisória de conveniência ou oportunidade dos pais, responsáveis ou cuidadores para o cumprimento da obrigação de garantir que sejam vacinados”, disse no parecer.

continua após o anúncio

“Vacinar uma criança objetiva não apenas proteção individual, mas a de todos os demais cidadãos. Diversas doenças foram extintas graças ao advento da vacina, e compreender sua importância faz parte do senso de responsabilidade social”, afirmou em outro trecho.

A pedido do STF, a PGR terá de se pronunciar sobre o julgamento sobre a obrigatoriedade da vacina contra o novo coronavírus que ocorrerá no tribunal.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247