Alvo de protestos, Gim Argello desiste de indicação ao TCU
Senador Gim Argello (PTB) retirou nesta quarta-feira (9) sua indicação para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União; decisão ocorreu depois de críticas à sua indicação por senadores, servidores do tribunal e pelo próprio presidente do órgão, ministro Augusto Nardes
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O senador Gim Argello (PTB) retirou nesta quarta-feira (9) sua indicação para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão ocorreu depois de críticas à sua indicação por senadores, servidores do tribunal e pelo próprio presidente do órgão, ministro Augusto Nardes.
Argello já comunicou sua decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e prometeu divulgar nota para explicar suas razões. O senador responde a seis inquéritos no Supremo Tribunal Federal e foi condenado em primeira e segunda instância pela Justiça do Distrito Federal –o que contrasta com a exigência de "reputação ilibada" para o cargo e com a afirmação de Gim de que "nunca" houve condenação em "absolutamente nada".
Com a decisão, o Senado terá que indicar outro nome para o TCU. Senadores "independentes" e da oposição apresentaram nesta quarta-feira o nome do técnico Fernando Moutinho para a vaga de ministro do tribunal. Ele é consultor de Orçamento do Senado e foi auditor do TCU entre 1995 e 2006.
Moutinho será sabatinado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na próxima terça-feira. Se a cúpula da Casa não indicar outro nome para disputar com Moutinho, ele deve ser aprovado pela maioria dos senadores.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247