Alcolumbre articula por reeleição à presidência no Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está articulando uma mudança na lei para permitir sua própria reeleição, em fevereiro de 2021. A justificativa é que o calendário de 2020 será mais curto, por causa das disputas municipais. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, resiste à ideia

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado | Luis Macedo/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está articulando uma mudança na lei para permitir sua própria reeleição, em fevereiro de 2021. A justificativa é que o calendário de 2020 será mais curto, por causa das disputas municipais, porém a Constituição proíbe que presidentes da Câmara e do Senado sejam reconduzidos ao posto na mesma legislatura. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), resiste à proposta de Alcolumbre.

“Se ele (Alcolumbre) vai tratar desse tema no Senado, vai depois colocar um problema na Câmara”, disse Maia ao jornal O Estado de S.Paulo. “Eu não sou candidato à reeleição em hipótese nenhuma”, acrescentou.

continua após o anúncio

Alcolumbre fez consultas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para saber se a mudança poderia valer apenas para o Senado. A tese fere o “princípio da simetria”, mas quem defende a proposta lembra que o mandato de senador dura oito anos, o dobro do mandato de deputado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247