Alas do governo divergem sobre comando militar ou civil no GSI

Há o temor de que passar o comando da pasta dos militares para civis possa reacender uma crise com a caserna

General Gonçalves Dias
General Gonçalves Dias (Foto: José Cruz/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Após a saída do General Gonçalves Dias do comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), setores do governo do presidente Lula (PT) divergem sobre manter um militar ou colocar um civil para liderar a pasta, informa a Folha de S. Paulo.

Alguns auxiliares que defendem a permanência do ministério sob o comando militar acreditam que essa seria a opção menos conturbada e política. Eles temem que remover um general para colocar um civil no cargo possa reacender uma crise com os militares. Embora o governo Lula tenha tentado acalmar as tensões com os militares, os primeiros quatro meses de mandato foram marcados pela demissão do então comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda.

continua após o anúncio

Por outro lado, há membros do governo que defendem a colocação de um civil à frente do GSI e a completa reestruturação do ministério. Eles argumentam que é necessário criar uma secretaria especial com uma estrutura robusta, mas liderada por alguém fora do meio militar.

Se Lula optar por manter um militar no comando, o principal nome cotado é o do general Valério Stumpf Trindade, atualmente na reserva e à frente da Poupex. Ele ocupava o segundo cargo mais alto na hierarquia interna, o Estado-Maior do Exército, mas deixou a corporação quando Tomás Paiva se tornou Comandante do Exército. Segundo as regras militares, o comandante não pode ter entre seus subordinados nenhum militar mais antigo.

continua após o anúncio

Por enquanto, o presidente optou por nomear o ex-interventor na segurança do Distrito Federal, Ricardo Capelli, um civil, para liderar o GSI interinamente. Alguns defendem o nome do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski e o do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para liderar a pasta.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247