69 motoristas são autuados por dirigir bêbados no DF
Em quatro horas, 33 condutores acabaram notificados pela Operao Funil por dirigir sob o efeito de lcool; um teve de ser preso pelo alto ndice de lcool no sangue; os 61 profissionais de segurana pblica fiscalizaram 513 carros
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Brasília247 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) autuou 89 motoristas e apreendeu 27 carros durante a 4ª Operação Funil contra álcool no trânsito, na quinta-feira (12), na BR-251 e na DF-463. Durante quatro horas, 61 profissionais de segurança – policiais e agentes – vistoriaram 513. Uma pessoa foi presa em flagrante por dirigir completamente embriagada. Desde o início das ações preventivas, em 22 de dezembro, cinco rodovias foram fiscalizadas.
O número de autuações em menos de cinco horas durante a última operação mostra a irresponsabilidade dos motoristas nas pistas do DF. Nesse pequeno intervalo, 89 condutores foram autuados; 16 foram notificadas por alcoolemia; 16 receberam notificação por dirigir sem a habilitação; uma pessoa foi presa em flagrante por dirigir sob o efeito de álcool; um menor foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente, por porte de falsa arma de fogo; 27 veículos foram apreendidos e levados para o depósito do Detran.
Para reduzir o número de infrações e evitar acidentes nas pistas do DF, o Departamento de Trânsito iniciou uma fiscalização mais intensa nas vias, em parceria com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiro Militar, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Secretaria de Transportes, o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e o Ministério da Justiça.
A Operação Funil começou no dia 22 de dezembro. Em menos de um mês, aos fins de semana, foram realizadas quatro atividades no trânsito. De acordo com o Detran, a medida tem surtido efeito e o número de autuações por dirigir alcoolizado diminuiu. Em 22 de dezembro foram 36 notificações. No último fim de semana foram registradas 33. Desde o início dos trabalhos, apenas um acidente com vítima foi registrado.
Além da fiscalização, a Operação Funil está investindo em ações educativas. Os trabalhos são desenvolvidos e realizados por equipes de educadores do Detran, da Polícia Militar, do DER e do DPRF. Os profissionais orientam condutores sobre os riscos de acidentes provocados principalmente pelo excesso de velocidade e pela embriaguez ao volante. As informações são passadas verbalmente e por folhetos. Cerca de 1.772 motoristas receberam esclarecimentos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247