1.450 moradores podem ser multados em até R$ 10 mil

Fiscalizao da Agncia Reguladora de guas comea em abril; punio para quem tem acesso gua da Caesb mas continua usando poo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 - A partir da segunda quinzena de abril, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federa (Adasa) vai fiscalizar os 1.450 moradores de Vicente Pires, Samambaia e São José que, mesmo tendo acesso à água da Caesb, ainda continuam fazendo uso de poços. As multas podem ser de até R$ 10 mil.

A Adasa informou que vai abrir processo individual contra os 1450 irregulares. Deles, 1247 estão em Vicente Pires, 741 em Samambaia e 206 em São José. Segundo o chefe da área de Fiscalização da Superintendência de Recursos Hídricos, Hudson Rocha de Oliveira, todos eles foram devidamente alertados e notificados sobre a necessidade de tamponar seus poços, processo que começou em 2008, segundo critérios estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta Vicente Pires.

O tamponamento dos poços é indispensável para o processo e licenciamento do setor habitacional e futura concessão de escrituras. Os usuários que querem ter suas situações regularizadas ainda podem tamponar seus poços, seguindo as orientações técnicas, e encaminhar à ADASA o “termo de responsabilidade por obturação de poço”. Para que a operação tenha caráter definitivo, deve-se usar brita e terra e, na superfície, colocar um “selo sanitário”, com uso de calda de concreto.

continua após o anúncio

Foram identificados 3.466 poços. Destes, 2.194 foram regularizados nos últimos anos. Cerca de 400 estão localizados em área de Proteção Ambiental –onde as residências não recebem água da CAESB - e por conta disso, deverão ser mantidos em operação.

Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247