Tablet barato, a missão
Ministro das Comunicaes promete reduzir impostos e preos de aparelhos como o iPad e o Galaxy
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, recebeu uma missão estratégica da presidente Dilma Rousseff: reduzir o preço dos tablets e ampliar o processo de inclusão digital. Tudo isso faz parte do Plano Nacional de Banda Larga, que também pretende acelerar a velocidade da internet no Brasil.
De acordo com o ministro, esses equipamentos teriam o mesmo tratamento fiscal que computadores, que são isentos de PIS e Cofins. A previsão foi feita nesta quarta-feira pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
Com a desoneração, diversas empresas, como Motorola, Galaxy e Positivo, deverão lançar novos aparelhos com preços bem mais vantajosos do que os atuais. Há quem estime até que será possível vender tablets com preço inferior a R$ 1 mil, ajudando a ampliar a base desses aparelhos no Brasil, que poderia passar de 200 mil para mais de 1,5 milhão até o fim do ano.
Ainda sobre desoneração, Bernardo colocou como meta para 2011 um acordo com os Estados para isenção de cobrança de ICMS para banda larga. O ministro reconheceu a dificuldade nas negociações, tendo em vista o peso do imposto na arrecadação dos Estados. Mas Bernardo defende que a desoneração para banda larga vai aquecer as vendas do serviço, de forma a compensar essas perdas. “Os Estados vão arrecadar por outros mecanismos, a desoneração da banda larga não causaria problema sério aos Estados”, disse. Bernardo garantiu ainda a criação de linhas especiais de financiamento para pequenos e médios prestadores de serviços de telecomunicações e lan houses, também para este ano.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247