STF pode derrubar orçamento secreto logo após as eleições

PT tem a expectativa de que o STF acabe com o mecanismo que permite o controle do orçamento pela cúpula do Congresso

(Foto: ABr)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Partido dos Trabalhadores espera que o STF (Supremo Tribunal Federal) impeça, após o período eleitoral, o uso do orçamento secreto, que tem permitido à cúpula do Congresso ligada ao governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro bancarem projetos e obras em seus redutos eleitorais.

A expectativa de que o Supremo possa colocar um fim nessas emendas assusta a cúpula do Congresso e membros do alto escalão do governo, porque esse mecanismo pode ter fim em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial. 

continua após o anúncio

As chamadas emendas de relator somam R$ 16,5 bilhões no Orçamento deste ano e são hoje a principal ferramenta para garantir apoio político a Jair Bolsonaro no Legislativo e para fortalecer os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aponta reportagem da Folha de S.Paulo.

Lula afirma que quer acabar com esse mecanismo e reestabelecer o controle do Executivo sobre essa parcela do Orçamento, que supera o valor disponível para alguns ministérios.

continua após o anúncio

Aliados de Lira reconhecem que, sem as emendas de relator, o presidente da Câmara fica enfraquecido para a campanha à reeleição para o comando da Casa. 

Já integrantes do PT veem eventual decisão do STF contra as emendas de relator como uma saída para que Lula, em caso de vitória, consiga retomar o controle sobre o Orçamento e tente emplacar um presidente da Câmara aliado.

continua após o anúncio

As ações no STF que pedem o fim das emendas de relator são relatadas pela presidente do tribunal, ministra Rosa Weber. Em 2021, ela determinou a suspensão do uso dessa verba.

Agora, a presidente do Supremo sinalizou que deve levar o caso à análise da Corte logo após as eleições.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247