STF permanecerá vigilante na supremacia da Constituição e da ordem democrática, diz Rosa Weber

Em discurso de posse como presidente do STF, ministra Rosa Weber destacou que a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito serão os nortes de sua gestão

Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal
Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (Foto: STF/Fotos Públicas)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BRASÍLIA (Reuters) - A nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, disse nesta segunda-feira que a corte permanecerá vigilante na supremacia da Constituição e da ordem democrática, em solenidade de posse no cargo, que não teve a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"O Supremo Tribunal Federal, estejam certos, permanecerá vigilante na defesa incondicional da supremacia da Constituição e da integridade da ordem democrática", afirmou.

continua após o anúncio

No discurso, Rosa destacou que a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito serão os nortes de sua gestão.

Mesmo sem a presença de Bolsonaro, a nova presidente do STF ainda mandou recados ao dizer que "sequer" deve se cogitar no Estado Democrático de Direito descumprimentos de ordens judiciais.

continua após o anúncio

No feriado de 7 de Setembro do ano passado, em meio ao momento de forte embate do Judiciário com o presidente da República, Bolsonaro chegou a ameaçar não cumprir as determinações do ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente Michel Temer, que indicou Moraes para o Supremo, teve que mediar uma trégua temporária entre os dois.

A nova presidente do Supremo afirmou ainda que a democracia repele a noção autoritária do pensamento único e que o Judiciário deve garantir o jogo democrático de todos os participantes.

continua após o anúncio

Para a ministra, vive-se tempos difíceis na "vida institucional do país, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis".

"O Supremo Tribunal Federal não pode desconhecer esta realidade, até porque tem sido alvo de ataques injustos e reiterados, inclusive sob a pecha de um mal compreendido ativismo judicial, de parte de quem a mais das vezes desconhece o texto constitucional e ignora as atribuições cometidas a esta Suprema Corte pela Constituição", defendeu.

continua após o anúncio

A menos de um mês do primeiro turno das eleições, Rosa Weber aproveitou a solenidade para exaltar o "comando firme" do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que vai garantir a regularidade do processo eleitoral.

Rosa Weber terá como vice-presidente do STF o ministro Luís Roberto Barroso.

continua após o anúncio

Candidato à reeleição, Bolsonaro não participou do evento e tampouco enviou o vice-presidente Hamilton Mourão para representá-lo --fato incomum para esse tipo de solenidade que contou com autoridades dos demais Poderes.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247