Que país é este?

Na nossa bandeira, onde aparece “Ordem e Progresso", deveria aparecer “Estado Vampiro”



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Homo Sapiens é por natureza uma criatura extremamente curiosa. O homem sempre ponderou sobre o universo, a Terra e sua própria existência. Essa característica, a capacidade de pensar, refletir e questionar é o que distingue o homem e o torna único entre os seres vivos.

Seguindo esse conceito acho extremamente produtivo a auto-reflexão e a pergunta, "Que país é esse?" A música da banda Legião Urbana pode servir para provocar reflexões produtivas e mudanças positivas. Que país é o Brasil de fato? Atrevo-me a argumentar que existem dois Brasis, o paraíso e o inferno. Indiscutivelmente, o Brasil é o paraíso na Terra. É um país de beleza indizível, a natureza foi divinamente generosa com o Brasil. Temos o Pantanal, as florestas amazônicas, as praias tão ou mais bonitas do que qualquer outro ponto do planeta, só para mencionar alguns dos nossos tesouros naturais. Aproximadamente 13,7 por cento da água potável no mundo pode ser encontrada no Brasil. No mundo afora o povo brasileiro é considerado entre os mais bonitos e atraentes. Não é à toa que alguns afirmam que Deus é brasileiro.

Dá para argumentar que Deus tinha um amor especial pelo Brasil ao criar a Terra. Entretanto, até agora, só falamos sobre o Brasil paraíso. O outro Brasil é tudo aquilo que não depende da natureza e depende do governo. Tudo que é governo é de fato um inferno! Oficialmente o Brasil é uma República Federativa, mas na prática ele é uma República tributária e burocrática. Na nossa bandeira, onde aparece “Ordem e Progresso", deveria aparecer “Estado Vampiro”. O governo deveria proteger o cidadão e dentro do possível facilitar a sua vida, mas na prática, o que acontece é o oposto.

continua após o anúncio

Temos aqui uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo. Existem no total 63 impostos diferentes nas três esferas do governo. O cidadão paga muito e recebe pouco pelos impostos que paga. Meu professor e mestre, o ex-ministro Antonio Delfim Netto, afirma que o Brasil é a nação INGANA, porque cobra impostos do nível da Inglaterra e oferece serviços do nível de Gana. No dia 13 de setembro, o governo já havia arrecadado mais de um trilhão em impostos segundo o famoso Impostômetro do centro de São Paulo. O World Economic Forum, num estudo recente, considerou o governo brasileiro entre os campeões de desperdício de dinheiro público. Entre os países analisados, o Brasil tinha a burocracia mais pesada e o sistema tributário mais complexo. O relatório Doing Business estima que empresas médias por aqui dedicam 2,6 mil horas por ano em questões burocráticas especialmente calculando impostos devidos. Burocracia é um câncer que restringe a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. Vale a pena afirmar que existe uma correlação forte entre o nível de burocracia e o nível de corrupção num país. Ou seja, você cria dificuldades para vender facilidades.

Pagamos impostos e preços absurdos e abusivos no Brasil. Por isso, criou-se aqui, neste jornal digital, o movimento PREÇO JUSTO, que tem como objetivo denunciar abusos no Brasil e incentivar mudanças. O barão de Montesquieu, um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo, brilhantemente argumentou que todo país tem o governo que merece. Seguindo esse argumento, todo país paga os impostos que merece, tem os preços que merece e tem a classe política que merece. O brasileiro tem que reagir e exigir justiça tributária e preços justos. O cidadão não deveria tolerar tanta burocracia. O Brasil merece muito melhor! E o Brasil247 tem sido uma arma nesse movimento. Repito: o Brasil merece muito mais e melhor! Reaja Brasil, somente a cidadania pode eliminar o Estado Vampiro e fazer com que o governo não abuse dos cidadãos.

continua após o anúncio

Jânio Quadros Neto

Economista e Mestre em Economia pela Universidade de Londres

continua após o anúncio

28/9/2011

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247