PT mira aliança com PSD nas eleições de 2012

Resoluo poltica do 4 Congresso Nacional do partido probe coligaes com PSDB, DEM e PPS; houve propostas de incluso do novo partido de Kassab e at do PMDB na lista de adversrios, masas emendas foram derrotadas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Evam Sena_247, em Brasília – No texto final da resolução política do 4º Congresso Nacional do PT, aprovado neste domingo, 4, o partido proíbe coligações com PSDB, DEM e PPS nas eleições de 2012. Embora o presidente nacional do PSD, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, seja egresso do DEM e amigo do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), o PT não vetou alianças com o novo partido.

Houve propostas, durante o congresso, de inclusão não só do PSD, como também do PMDB, na lista de adversários. As emendas foram derrotadas. “Pessoalmente, não acho que se faz restrição com um partido [PSD] que não existe, que tem a segunda maior bancada na Bahia e que tem votado com o governo”, defendeu o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

A inclusão do PSDB no “trio indesejável” prevê muita briga interna nas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. Com a articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT coligou-se com os tucanos em 2006 para eleição do prefeito de BH, Márcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição ano que vem.

continua após o anúncio

Alterações no estatuto do partido também contrariaram a cúpula petista. Ontem, o congresso aprovou paridade entre homens e mulheres em cargos de direção do partido e cota de 20% das cadeiras para jovens de até 29 anos. A divisão de cargos meio a meio entre homens e mulheres não era bem aceita pelos principais dirigentes.

Ao contrário do que defende Lula nos bastidores, o PT manteve a realização de prévias quando houver mais de um petista querendo concorrer a um cargo em eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador), mas abriu a possibilidade de 2/3 do diretório decidir se há ou não necessidade de prévias. Com prévias, quem decide são todos os filiados. Sem prévias, os delegados do partido.

continua após o anúncio

Em confronto com a elite petista, o congresso também limitou o número de eleições de filiados ao Congresso, para impor um rodízio. A partir de 2014, os petistas só poderão exercer três mandatos seguidos de deputado ou dois consecutivos de senador.

Filiações – O PT também mudou regras de filiação e contribuição financeira por parte dos filiados. Uma nova regra aprovada permitirá a realização de eventos para financiar o pagamento das taxas.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247