Presidente do PT avisa que Marta não irá desistir

Comea a virar o jogo da sucesso em So Paulo; apesar da presso de Lula, Rui Falco, presidente nacional do partido, sinaliza que a ex-prefeita Marta Suplicy ser candidata; Fernando Haddad, a cada dia que passa, se enfraquece



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Há uma semana, diversas notas publicadas nas colunas políticas tratavam da iminente desistência da senadora Marta Suplicy à sua pré-candidatura em São Paulo. O motivo: ela, apesar da liderança nas pesquisas, não teria o apoio de Lula, nem da presidente Dilma Rousseff. E o candidato imposto ao Partido dos Trabalhadores, pelo “trator Lula”, seria o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Aos poucos, o jogo começa a virar. Numa importante entrevista publicada nesta semana, concedida à revista Época, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, sinaliza que, a despeito da pressão de Lula, Marta não irá desistir. É a primeira voz no PT – e não qualquer voz, mas a do presidente – a se contrapor à do ex-presidente. “Nós estamos caminhando para uma prévia”, diz ele.

Falcão ainda dá algumas alfinetadas precisas em Lula e no seu candidato. Lembra que uma crítica que o ex-presidente fazia ao partido em São Paulo era o de não repetir candidatos – daí as derrotas para o Palácio dos Bandeirantes. E Lula, não custa lembrar, foi eleito presidente apenas na quarta tentativa. Em relação a Haddad, Falcão lembra que a renovação não é um bom argumento – pois deveria servir também para outros pré-candidatos, como Jilmar Tatto e Carlos Zaratini.

continua após o anúncio

Fernando Haddad, que tem traço nas pesquisas, necessitava de uma aclamação dentro do PT. E sua candidatura tende a se fragilizar se não for rapidamente confirmada no partido. À medida que a eleição de 2012 se aproxima, a corrida tende a favorecer candidatos com maior recall nas pesquisas. Hoje, elas apontam Marta Suplicy com 30%, José Serra com 23% e Gabriel Chalita com 6%. Além disso, consolida-se a impressão de que Haddad necessita de um “padrinho” e não se impõe ao partido por seus próprios méritos.

Leia, abaixo, trechos da entrevista de Rui Falcão:

continua após o anúncio

– O ex-presidente Lula está “tratorando” o PT ao bancar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, a prefeito de São Paulo?

O Lula é a maior liderança do PT e sempre foi muito ouvido. Essa expressão “tratorando” não se aplica, porque, embora ele argumente e faça manifestar suas preferências, nunca impôs isso ao partido.

continua após o anúncio

– Ele tem dito, referindo-se a Haddad, que São Paulo precisa de algo novo. A senadora Marta Suplicy diz que, se Lula quiser perder, fique com Haddad. Como se resolve esse conflito?

O Lula está chamando as pessoas para conversar. Ele não pediu para ninguém retirar sua candidatura. Então nós estamos caminhando para uma prévia, que está prevista no estatuto do PT.

continua após o anúncio

– Dizer que Lula vai perder se for com Haddad não é uma provocação?

Não é provocação. Uma frase como essa puxa manchete, mas ela quis dizer o seguinte: “Eu conheço mais a cidade, eu tenho mais diálogo com a população e, portanto, eu sou a candidata favorita. Então, se alguém quer perder, apoie o outro candidato”. É uma avaliação, com base em pesquisa.

continua após o anúncio

– O que vê de novo em Haddad?

O argumento da novidade não é bom para qualificar o Haddad, que tem outras qualidades. Novidade são também o Jilmar Tatto e o Carlos Zaratini [deputados petistas que também pleiteiam a vagado PT] porque conhecem a cidade, foram secretários e têm realizações para mostrar. No passado, o Lula já disse que um dos problemas do PT é que ele não repetia candidato.

continua após o anúncio

– Sua candidata é a Marta?

Não tenho candidato. Como presidente do PT, não devo manifestar preferência neste momento.

continua após o anúncio

– Marta pode abrir mão de sua pretensão à candidatura?

Meu feeling é que ela não vai desistir. Ela tem dito a apoiadores dela que vai continuar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247