Oposição pode "firmar o pé". Quem afirma é FHC

Em novo artigo, ex-presidente reivindica participao no processo de modernizao da sociedade brasileira, mas reconhece que o processo comeou com as greves metalrgicas comandadas por Lula; FHC diz que h espao para as oposies no "novo Brasil"



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Depois de uma semana em que os dois principais partidos da oposição, PSDB e DEM, perderam cargos importantes para o neogovernista PSD, do prefeito paulista Gilberto Kassab, e discutiram até a possibilidade de fusão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reapareceu. Num artigo que será publicado neste domingo nos jornais “O Estado de S. Paulo” e “O Globo”, ele afirma com todas as letras: “Há espaço para as oposições firmarem o pé neste novo Brasil”. O artigo é uma tentativa clara de responder a uma suposta má interpretação causada por outro texto de FHC, publicado na revista Interesse Nacional. Nele, o tucano afirmou que os oposicionistas deveriam esquecer o chamado “povão”, porque este segmento do eleitorado já teria sido cooptado pelo PT.

No novo texto, FHC não fala em “nova classe média”, expressão já excessivamente batida. Mas, como sociólogo, aponta a emergência de setores médios e populares da população brasileira que estariam escapando ao clientelismo estatal. E que seriam favoráveis ao “espírito de empresa” e a valores como a competição, a transparência e o respeito aos contratos. Essencialmente, um naco da sociedade adepto de valores republicanos e que tem ojeriza à corrupção e à hegemonia petista.

Debandada

continua após o anúncio

Enquanto isso, continua a sangria nas hostes oposicionistas. Neste sábado, Gilberto Kassab fez a fundação do PSD em Natal, capital do Rio Grande do Norte, que é a base do presidente do DEM, Agripino Maia. Espera-se para os próximos dias a migração do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do DEM para o PSD. Sem Colombo, o DEM perderia seu último governo estadual.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247