"O desastre é inegável", diz Gilmar Mendes sobre gestão de Bolsonaro na pandemia

O decano do STF também criticou o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro Eduardo Pazuello, afirmando que "dificilmente vamos ter um gestor tão inepto, tão desastrado" como ele

Ministro Gilmar Mendes, do STF
Ministro Gilmar Mendes, do STF (Foto: Fellipe Sampaio /STF)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes, em entrevista à IstoÉ, afirmou que a gestão de Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19 foi um "desastre".

Ele evitou comentar os indiciamentos contra o chefe do Executivo propostos pela CPI da Covid e, questionado sobre a possibilidade de Bolsonaro ter cometido crime de genocídio, disse que o tema cabe à Procuradoria-Geral da República. "Acho que a CPI vai colocar o tema em debate junto à PGR. De imediato, o desastre é inegável, já que tivemos um quadro de mortalidade que poderia ter sido reduzido se nós tivéssemos tido gestão adequada do setor e não tivéssemos vendido ilusões com placebos e cloroquina. Acabamos até esquecendo, mas veja o quadro da tragédia de Manaus, onde faltou oxigênio e as pessoas morreram asfixiadas. Lá, havia uma equipe do Ministério da Saúde levando esse tratamento precoce. Tudo isso foi lamentável".

continua após o anúncio

Gilmar Mendes também se esquivou de avaliar a responsabilidade de Bolsonaro na tragédia da pandemia no Brasil, mas não poupou críticas ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. "Não vou fazer esse tipo de análise. O Ministério Público é que deve fazer juízo sobre os subsídios e eventualmente abrir as investigações. Acho que isso tudo contribuirá para uma eventual análise de responsabilidade judicial e eventual responsabilização política, mas também tem a avaliação histórica. Considerando todas as perplexidades que tivemos, um verdadeiro caos, é impossível não nos referirmos à gestão do general Pazuello. Dificilmente vamos ter um gestor tão inepto, tão desastrado como foi o general da área da Saúde".

Perguntado sobre a CPI da Covid "acabar em pizza", o magistrado analisou que o colegiado já causou efeitos práticos no país. "Não vejo que isso venha a ocorrer. Até porque, ela já produziu resultados. O impacto que ela teve na comunidade, as verificações que foram feitas e as revelações que estão sendo sistematizadas não nos levam a crer que nada acontecerá. A CPI sistematizou o que aconteceu e qualquer estudioso que queira saber como foi esse período trágico poderá se debruçar sobre o relatório da CPI. Independentemente de punição, acho que a CPI já produziu resultados. A comissão contribuiu para que os esforços da vacinação não fossem descontinuados".

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247