Nassif: há duas hipóteses para os votos do PDT pró-PEC e nenhuma favorável a Ciro

Jornalista Luis Nassif avalia que a votação da bancada do PDT pela aprovação da PEC dos Precatórios demonstra que Ciro Gomes perdeu o controle da legenda ou que o partido partiu para o "adesismo" ao governo Jair Bolsonaro

Câmara dos Deputados e o ex-ministro Ciro Gomes
Câmara dos Deputados e o ex-ministro Ciro Gomes (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | ABr)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Luis Nassif observa, em análise publicada no GGN, que a votação da bancada do PDT pela aprovação da PEC dos Precatórios “deixa Ciro Gomes em má situação”. O apoio levou o pedetista a suspender sua pré-candidatura ao Planalto até que a bancada revisse sua posição. Para Nassif, existem duas hipóteses que ajudam a explicar o que está ocorrendo dentro da legenda e “nenhuma é favorável a Ciro”.  

“A benevolente é que ele não exerce liderança nem entre sua base mais próxima, o PDT do Ceará. Sendo assim, como pretende governar no grito, peitando todos os poderes e armado unicamente de suas convicções? Como pretende enquadrar o Congresso fisiológico, as Forças Armadas – que se tornaram um partido político fisiológico, um Ministério Público majoritariamente bolsonarista, um Supremo que, segundo o presidente do BTG André Esteves, come nas mãos do mercado e uma mídia totalmente submissa ao mercado?”, observa o jornalista. “Acorda!, você está no Brasil, país onde tudo se compra e tudo se vende. E a prova maior é que a bancada de deputados mais umbilicalmente ligada a Ciro – do PDT do Ceará – se vendeu”, completa.

continua após o anúncio

“A segunda hipótese é do jogo de cena. Ao apoiar o governo, tirando dinheiro do pobre – maioria absoluta dos credores de precatórios -, cada deputado ganha um naco do orçamento secreto, facilitando a reeleição em 2022. Assim, o adesismo agora ajudaria a fortalecer a bancada do PDT em 2022”, ressalta Nassif. “Em qualquer das hipóteses, Ciro perde”, finaliza. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247