"Não é o Congresso que precisa do governo, é o governo que precisa do Congresso", afirma Lula

Em evento no Ceará, presidente ressaltou a dependência do governo em relação a outros poderes para viabilizar projetos: "tenho que conversar com todo mundo para aprovar as coisas”

Lula e plenário da Câmara dos Deputados
Lula e plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Ricardo Stuckert | Marina Ramos/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Durante participação na cerimônia de lançamento do Programa Escolas de Tempo Integral em um colégio de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (12), o presidente Lula (PT) ressaltou a necessidade de o governo federal manter um diálogo aberto e produtivo com governadores, prefeitos e, acima de tudo, com o Congresso Nacional para poder viabilizar a implementação de projetos no país.

Lula mencionou os esforços do governo no combate aos ataques a escolas e destacou a dependência da colaboração de outras instâncias do Poder para que as medidas dêem certo: “nós vamos tentar combater a violências nas escolas, e o Camilo [Santana, ministro da Educação] já colocou R$ 3 bilhões à disposição. Lógico que nós vamos precisar de todos os prefeitos do Brasil, de todos os governadores, porque essa política não será feita sozinha por nós. E vamos precisar de todos os deputados, de todos".

continua após o anúncio

"Tem gente que perguntar para mim: ‘Lula, quantos deputados você tem na sua base?’. Eu falo ‘513’. Eu tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. A cada votação você tem que conversar com todos os deputados. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer e do jeito que o governo quer. O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, pode querer mudar um artigo e nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático", acrescentou o presidente.

>>> 'Vamos provar a corrupção', diz Lula sobre doação da Eletrobrás a acionistas privados

continua após o anúncio

O petista analisou que, pelo modo que a estrutura burocrática do Brasil foi constituída e consagrada pela Constituição, "não é o Congresso que precisa do governo, é o governo que precisa do Congresso". "Por isso", seguiu o presidente, "a relação tem que ser civilizada, por isso temos que conversar. Quando você não está no governo você tem partido, você pensa, você acha. Mas quando você chega ao governo você faz ou não faz, e aí você precisa conversar com todo mundo". 

"O PT só tem 69 deputados. Para votar alguma coisa importante eu preciso de 257. Significa que eu preciso conversar com pelo menos 200 deputados. E aí eu tenho que conversar com todo mundo, não tenho que perguntar de qual partido ele é. Eu tenho que tentar pedir para ele votar em nós. Essa Medida Provisória que eu assinei aqui tem que ser votada, e ela não será aprovada só pelo PT. Ela será aprovada por todos os partidos. Então eu tenho que conversar com quem gosta de mim e com quem não gosta. Tenho que conversar com todo mundo para a gente poder aprovar as coisas”, concluiu Lula.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247