Mauro Vieira diz que ataque à democracia no Brasil alcançou "amplíssima" repercussão no mundo

O chanceler declarou também que, se solicitado pelo Judiciário, o Itamaraty pode ajudar no processo de extradição de Anderson Torres, caso sua prisão seja decretada

Chanceler Mauro Vieira
Chanceler Mauro Vieira (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou em entrevista à CNN na noite deste domingo (8) que o Brasil sofreu um grave ataque à democracia. Ele ressaltou, que felizmente “a democracia no Brasil é sólida e tem mecanismos para se proteger”, o que, segundo ele, ficou demonstrado com as medidas tomadas pelo governo do presidente Lula.

O chanceler informou que o ataque à democracia no Brasil alcançou "amplíssima repercussão no mundo" e que recebeu muitas manifestações através de telefonemas e notas. O primeiro telefonema, disse o ministro, foi do ministro das Relações Exteriores de Portugal, em seguida do da Espanha. Mauro Vieira citou também as manifestações dos governos da Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, Guiné Bissau e Angola. 

continua após o anúncio

Vieira informou ainda sobre o pronunciamento do presidente da Argentina, Alberto Fernández, do presidente francês, Emmanuel Macron, e do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken. 

De acordo com o chanceler Mauro Vieira, a OEA (Organização dos Estados Americano) já foi acionada por diversos governos para convocar uma reunião extraordinária a fim de se posicionar em defesa da democracia no Brasil.  

continua após o anúncio

Mauro Vieira foi questionado se o Ministério das Relações Exteriores poderá ajudar nas investigações sobre atos contra a democracia no Brasil a partir do exterior. Segundo o chanceler, ele não recebeu nenhuma informação a respeito, mas pode ajudar sim, caso seja solicitado. 

Igualmente, o Itamaraty poderá, se for acionado pelo Poder Judiciário  atuar no sentido de ajudar no eventual processo de extradição do ex-ministro bolsonarista Anderson Torres, caso a prisão dele seja decretada. 

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247