Lula viaja nesta quinta aos EUA e terá intensa agenda política e econômica

De acordo com o Palácio do Planalto, "duas das maiores democracias do mundo, Brasil e Estados Unidos enfrentam desafios semelhantes"

Luiz Inácio Lula da Silva, área de movimentação portuária (círculo), mulher negra em situação de rua no Brasil e um painel de energia solar
Luiz Inácio Lula da Silva, área de movimentação portuária (círculo), mulher negra em situação de rua no Brasil e um painel de energia solar (Foto: ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta quinta-feira (9) a Washington, capital dos Estados Unidos, para sua primeira visita ao país após voltar à Presidência da República para o terceiro mandato. De acordo com nota do Palácio do Planalto, onde fica o gabinete presidencial brasileiro, em Brasília (DF), "duas das maiores democracias do mundo, Brasil e Estados Unidos enfrentam desafios semelhantes ligados à radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual".

"Também no centro da agenda: a reativação do compromisso brasileiro com a conservação ambiental", disse. "Na esfera econômica, busca-se a dinamização de investimentos, em particular na transição energética e geração de energia limpa, e uma maior integração das cadeias produtivas. Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e principal destino de nossas exportações de produtos industrializados", continuou.

continua após o anúncio

"Especial atenção ainda ao impulsionamento da agenda de direitos humanos, em particular em temas como: o combate à fome e à pobreza em âmbito global, os direitos dos povos indígenas e o combate ao racismo, além da integração dos dois milhões de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, nossa maior comunidade no exterior", complementou.

O presidente Lula se encontrará com lideranças como o presidente norte-americano, Joe Biden, o senador Bernie Sanders, outros políticos do Partido Democrata e sindicalistas.

continua após o anúncio

Na viagem para os EUA, Lula estará acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), do Assessor Especial embaixador Celso Amorim, do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias Rosa, e do senador Jaques Wagner. Eles serão recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, na sexta-feira (10/2).

Ações na área ambiental

O governo Lula instalou nesta quarta-feira (8) a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, que será formada por políticos de 19 ministérios. 

continua após o anúncio

Em 20 de janeiro, a administração federal lançou um plano de operações da polícia contra garimpeiros ilegais no País. Um dos principais motivos foi a situação dos ianomâmis, a maior reserva indígena do Brasil, com cerca de 30,4 mil índios. Uma parte deles está sofrendo com problemas como desnutrição grave e malária

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, comandado por Sônia Guajajara, 99 crianças ianomâmis morreram em 2022 por conta do garimpo ilegal. A pasta estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome nos últimos anos.

continua após o anúncio

Programação (horário de Brasília)

Quinta-feira (9/2)

18h - Chegada à Base Aérea Saint Andrews

continua após o anúncio

Sexta-feira (10/2)

12h30 - Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House
13h15 - Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House
14h - Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO)
17h30 - Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca

continua após o anúncio

Sábado (11/2)

12h30 - Retorno ao Brasil

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247