Lula pode lançar nova Carta aos Brasileiros, desta vez voltada ao agro e evangélicos

"Vou ter que fazer carta para 500 setores da sociedade", ironiza o ex-presidente, que não concorda com a ideia. A possibilidade, no entanto, tem ganhado força na campanha

Ex-presidente Lula durante encontro com evangélicos em São Gonçalo (RJ)
Ex-presidente Lula durante encontro com evangélicos em São Gonçalo (RJ) (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Setores da campanha do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva têm defendido nos bastidores, com cada vez mais intensidade, a publicação de reedições da famosa Carta aos Brasileiros de 2003, desta vez com textos destinados ao agronegócio e aos evangélicos, que compõem uma parte significativa do eleitorado bolsonarista. A informação é da CartaCapital.

O ex-presidente e atual candidato ao Palácio do Planalto sempre mostrou resistência à publicação de tais cartas por temer que outros segmentos da sociedade também exijam ser contemplados de alguma forma. No entanto, já avisou que pode concordar com a ideia caso os coordenadores de sua campanha considerem uma estratégia válida.

continua após o anúncio

“A gente não precisa ficar fazendo carta. Senão eu vou ter que fazer carta para 500 setores da sociedade. Então, me desculpe, mas eu não tenho, a não ser que a coordenação da campanha ou o partido queira, que fazer carta. Tem pelo menos 30 setores querendo que faça uma carta. E não dá para fazer uma carta. Nós temos um programa de governo, temos uma história e um legado, é isso que as pessoas têm que olhar", afirmou Lula.

As cartas já teriam até versões rascunhadas. De acordo com a coluna da Malu Gaspar, no jornal O Globo, discute-se hoje o melhor timing para publicá-las, principalmente a direcionada aos evangélicos. Alguns setores da campanha defendem a publicação numa data próxima ao segundo turno, para que seu impacto não seja diluído nas próximas semanas. Outros setores, no entanto, consideram ideal a publicação o quanto antes, pois "qualquer momento já é tarde."

continua após o anúncio

Políticos como Renan Calheiros (MDB-AL) e Kátia Abreu (PP-TO) são entusiastas da ideia da carta ao Agro, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT-RJ) é um dos apoiadores da carta aos evangélicos.

No conteúdo da carta aos evangélicos, Lula afirmaria que não deve governar pensando em "pautas de costumes", o que implicaria em não defender a legalização do aborto e das drogas, por exemplo. Também seriam destacados o crescimento das igrejas evangélicas ao longo dos governos petistas e a criação do Dia Nacional da Marcha Para Jesus e do Dia Nacional do Evangélico, ambas as datas implementadas em mandatos do ex-presidente.

continua após o anúncio

Já no documento direcionado ao agronegócio, o candidato quer destacar o crescimento do setor durante os seus governos, mencionando as medidas de financiamento e crédito para produtores rurais implementadas enquanto foi presidente.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247