Lula decide transferir Coaf para a Fazenda, sob tutela de Haddad

Órgão estava sob responsabilidade do Banco Central e também foi cogitada mudança para a pasta da Justiça e Segurança Pública, mas prevaleceu a ideia de transferência à Fazenda

Fernando Haddad
Fernando Haddad (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), voltará a ser subordinado ao Ministério da Fazenda, que será comandado por Fernando Haddad (PT). A informação é da Folha de S. Paulo.

Atualmente, o órgão responsável por fiscalizar movimentações financeiras atípicas estava sob responsabilidade do Banco Central.

continua após o anúncio

Originalmente, antes do governo Bolsonaro, o Coaf já era vinculado à pasta da Fazenda, mas o atual chefe do Executivo decidiu transferi-lo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado à época pelo ex-juiz suspeito Sergio Moro (União-PR). No entanto, a transferência foi vetada pela comissão mista do Congresso que avaliava as mudanças ministeriais de Bolsonaro. Na sequência, o órgão passou ao Banco Central, que é independente.

A mudança à pasta da Justiça e Segurança Pública também foi cogitada por Lula, segundo o futuro ministro Flávio Dino. No entanto, a vontade de remanejar o Coaf à Fazenda prevaleceu.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247