Lula curte a dolce vita na Europa...
De jatinho, ele pega uma bolada da Telefonica, conversa com Hobsbawn, almoa com Zapatero e assiste a Real e Bara
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247, com Agência Estado - Sem o peso de ter de administrar problemas como a inflação e os humores de aliados e adversários, Luiz Inácio Lula está podendo praticar o doce esporte de ser ex-presidente. E em grande estilo. Recém-chegado à Europa, onde seu principal compromisso é uma palestra, em Londres, num encontro de investidores do grupo Telefonica – e para a qual irá receber cerca de US$ 100 mil --, Lula está demonstrando prestígio. Ele teve uma reunião de uma hora e meia, nesta quarta-feira 13, com o historiador Eric Hobsbawn, um dos mais conhecidos e respeitados do mundo. Ambos já se conheciam e o objetivo da conversa foi proporcionar ao ex-presidente uma agenda mínima de temas para que ele reflita e se pronuncie nesse giro.
O giro de Lula pela Europa, em companhia da mulher Marisa, inclui um almoço com o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, e assistir, em Madri, a um dos maiores clássicos do futebol mundial, Real Madri e Barcelona.
Lula também se encontrou nesta terça com a presidente da Oxfam no Reino Unido, Barbara Stocking. O ex-presidente foi convidado a participar da campanha de justiça alimentar que a ONG lançará em junho. Conforme um assessor, Barbara afirmou que quer criar uma sucursal própria da Oxfam no Brasil, pois hoje a atuação é feita por meio de parcerias com outras entidades.
Na manhã da quinta 14, Lula fará palestra para investidores e analistas na conferência da Telefónica, em Londres. Conforme a assessoria de Lula, o contrato também inclui o transporte em avião particular do Brasil para Londres e Madri pago pela Telefónica. O ex-presidente já participou de eventos da Microsoft, em Washington, e da associação dos bancos do México, em Acapulco.
Lula tem falado de improviso, sem ler discurso, o que deve ocorrer também amanhã. Na palestra, a intenção será passar a mensagem da solidez macroeconômica e política da América do Sul aos investidores. Nenhum país será citado especificamente, mas o objetivo é tratar da região como ambiente saudável para atrair novos investimentos, segundo um assessor.
Após a palestra, Lula segue, em avião particular, para Madri, onde almoça com o presidente mundial da Telefónica, César Alierta. À tarde, recebe o prêmio "Liberdad", concedido pela municipalidade de Cádiz, "para figuras de destaque na causa da democracia em países ibero-americanos".
O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, convidou Lula para almoço no Palácio da Moncloa, no sábado. Na sexta-feira passada, Lula almoçou com o presidente do México, Felipe Calderón.
Antes de voltar ao Brasil no sábado à noite, Lula assistirá Real Madrid e Barcelona, no estádio Santiago Bernabéu, a convite do time madrileno.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247