Luis Miguel: Guedes não tem visão política ou sensibilidade social
Analista político Luis Felipe Miguel afirma que Paulo Guedes "é a pior pessoa para estar à frente da economia brasileira neste momento". "O que tem feito é gastar, de forma bem ineficaz, as generosas reservas que os governos petistas legaram a seus sucessores", critica. "Para salvar o Brasil, é preciso tirar Bolsonaro do poder"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook
Nunca neguei a Jair Bolsonaro a virtude de uma imbecilidade genuína e espontânea. A declaração de ontem sobre a "fraude" nas eleições de 2018, porém, só pode ser entendida como a tentativa calculada de criar uma cortina de fumaça e desviar as atenções do que realmente importa: a economia brasileira em frangalhos.
Estamos há seis anos aprofundando a aposta na ortodoxia liberal. Os arautos do neoliberalismo continuam alardeando que faltam mais "reformas" para que os bons frutos sejam colhidos - estou pensando no artigo de Marcos Lisboa publicado ontem ou anteontem, mas os exemplos abundam. Como são pessoas que não podem ser consideradas burras, resta apenas a opção da desonestidade intelectual. Afinal, os resultados já estão aí, à vista de todos.
A crise econômica global, cujas raízes estão na irracionalidade da ciranda financeira, mas que tem a pandemia do novo coronavírus como estopim para seu recente agravamento, está desvelando aquilo que já se sabia: o desastre a que esta política econômica nos conduziu.
Incapaz de gerar crescimento em seus próprios termos, ela foi, no entanto, muito eficiente na produção de vulnerabilidade e desamparo para milhões de brasileiros. Este é o lado mais perverso: uma economia estagnada, com uma população trabalhadora em condição cada vez mais precária e com a minguada rede de proteção que o Estado brasileiro fornecia totalmente desguarnecida.
O condutor da política econômica, Paulo Guedes, é um homem sem sensibilidade social, sem visão política e sem repertório de ação. É a pior pessoa para estar à frente da economia brasileira neste momento. O que tem feito é gastar, de forma bem ineficaz, as generosas reservas que os governos petistas legaram a seus sucessores.
Não custa perguntar, aliás, quem está ganhando com isso. Com Guedes no comando, essa é sempre uma pergunta válida.
Para salvar o Brasil, é preciso tirar Bolsonaro do poder. Sem dúvida. Mas não basta. É preciso derrotar o projeto neoliberal, que é incompatível com o bem-estar do povo brasileiro, com a construção de uma sociedade menos injusta e menos violenta e com a democracia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247