Luis Miguel: Guedes não tem visão política ou sensibilidade social

Analista político Luis Felipe Miguel afirma que Paulo Guedes "é a pior pessoa para estar à frente da economia brasileira neste momento". "O que tem feito é gastar, de forma bem ineficaz, as generosas reservas que os governos petistas legaram a seus sucessores", critica. "Para salvar o Brasil, é preciso tirar Bolsonaro do poder"

Analista político também avalia que Jair Bolsonaro aponta fraude em 2018 para desviar foco do fracasso econômico
Analista político também avalia que Jair Bolsonaro aponta fraude em 2018 para desviar foco do fracasso econômico (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook

Nunca neguei a Jair Bolsonaro a virtude de uma imbecilidade genuína e espontânea. A declaração de ontem sobre a "fraude" nas eleições de 2018, porém, só pode ser entendida como a tentativa calculada de criar uma cortina de fumaça e desviar as atenções do que realmente importa: a economia brasileira em frangalhos.

continua após o anúncio

Estamos há seis anos aprofundando a aposta na ortodoxia liberal. Os arautos do neoliberalismo continuam alardeando que faltam mais "reformas" para que os bons frutos sejam colhidos - estou pensando no artigo de Marcos Lisboa publicado ontem ou anteontem, mas os exemplos abundam. Como são pessoas que não podem ser consideradas burras, resta apenas a opção da desonestidade intelectual. Afinal, os resultados já estão aí, à vista de todos.

A crise econômica global, cujas raízes estão na irracionalidade da ciranda financeira, mas que tem a pandemia do novo coronavírus como estopim para seu recente agravamento, está desvelando aquilo que já se sabia: o desastre a que esta política econômica nos conduziu.

continua após o anúncio

Incapaz de gerar crescimento em seus próprios termos, ela foi, no entanto, muito eficiente na produção de vulnerabilidade e desamparo para milhões de brasileiros. Este é o lado mais perverso: uma economia estagnada, com uma população trabalhadora em condição cada vez mais precária e com a minguada rede de proteção que o Estado brasileiro fornecia totalmente desguarnecida.

O condutor da política econômica, Paulo Guedes, é um homem sem sensibilidade social, sem visão política e sem repertório de ação. É a pior pessoa para estar à frente da economia brasileira neste momento. O que tem feito é gastar, de forma bem ineficaz, as generosas reservas que os governos petistas legaram a seus sucessores.

continua após o anúncio

Não custa perguntar, aliás, quem está ganhando com isso. Com Guedes no comando, essa é sempre uma pergunta válida.

Para salvar o Brasil, é preciso tirar Bolsonaro do poder. Sem dúvida. Mas não basta. É preciso derrotar o projeto neoliberal, que é incompatível com o bem-estar do povo brasileiro, com a construção de uma sociedade menos injusta e menos violenta e com a democracia.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247