Lira cobra ministérios para "aumentar a base" governista na Câmara

Segundo interlocutores do governo , o presidente da Câmara pleiteia o Ministério da Saúde para o seu partido, o PP, além das pastas controladas atualmente pelo União Brasil

Deputado Arthur Lira
Deputado Arthur Lira (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregue o controle de quatro ministérios a partidos aliados como forma de “acalmar” a base aliada e dessa forma fortalecer a base governista na Casa Legislativa e aprovar as pautas de interesse do Planalto. 

"Como o governo já adotou essa estratégia para construir sua base parlamentar, concedendo ministérios ao MDB, PSD, União Brasil e a todos os partidos que o apoiaram na campanha, seria natural que, em conversas entre líderes políticos, a mesma solução fosse oferecida aos partidos interessados em ampliar sua base. O que há de errado ou estranho nisso?", disse Lira em entrevista ao programa Estúdio I, exibido pela GloboNews, nesta quinta-feira (1). 

continua após o anúncio

O parlamentar, porém, negou que tenha pedido “pessoalmente” ministérios específicos ou a demissão de algum membro do primeiro escalão do governo Lula. "Pessoalmente, eu não reivindiquei a ninguém, não pedi ninguém, não pedi ministério nenhum, não pedi emenda nenhuma e não pedi a cabeça de ninguém", afirmou Lira. 

Apesar de negativa do presidente da Câmara, interlocutores do governo no Congresso ouvidos pelo Metrópoles, afirmam que Lira deja emplacar aliados no Ministério da Saúde e nas três pastas que atualmente são controladas pelo União Brasil: Ministério das Comunicações( chefiada por Juscelino Filho); Turismo (Daniela Carneiro); e Integração Nacional (Waldez Goés).

continua após o anúncio

A reportagem destaca que apesar de controlar três ministérios, a legenda não tem entregado os votos esperados em votações de interesse do governo na Câmara, o que tem levado Lira a defender uma mudança ministerial para partidos que hoje não estão no primeiro escalão, como o PP, sua própria legenda, e o Republicanos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247