Lewandowski suspende, mais uma vez, julgamento do STF sobre alcance da Justiça Militar

Ministro pediu destaque (que suspende análise e leva discussão às sessões presenciais do tribunal) e agora julgamento será reiniciado. Placar estava em 5 a 2 aos militares

Ministro Ricardo Lewandowski
Ministro Ricardo Lewandowski (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro Ricardo Lewandowski suspendeu, pela segunda vez, a análise do Supremo Tribunal Federal (STF) que decide se os crimes cometidos por militares durante operações de GLO (Garantia de Lei e da Ordem) devem ou não ser julgados pela Justiça Militar. A informação é do portal Uol.

O placar do julgamento da Corte estava em cinco a dois para a manutenção do alcance da Justiça Militar sobre tais crimes. Votaram a favor o ministro Marco Aurélio Mello (já aposentado), Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Luiz Fux. Quem votou contra, até o momento, foram Edson Fachin e o próprio Lewandowski.

continua após o anúncio

O caso tramita na Corte desde 2013, tendo sido apresentado pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Em 2022, Lewandowski já havia suspendido a discussão ao pedir vista, que daria mais tempo para analisar o caso. O plenário virtual havia retomado, então, o julgamento na última sexta-feira (10) e este seria encerrado amanhã às 23h59. No entanto, Lewandowski pediu destaque (que suspende a análise e leva a discussão para as sessões presenciais do tribunal) e agora o julgamento será reiniciado.

Vale destacar que, como Marco Aurélio Mello já se aposentou, seu voto será mantido e, por isso, André Mendonça não participará da votação.

continua após o anúncio

Ainda não há data para a retomada do julgamento.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247