Kennedy Alencar: Com Lula favorito, Lira quer dar golpe limpinho

“É possível imaginar o objetivo de Lira e dos defensores do semipresidencialismo num momento em que o ex-presidente Lula é favorito para vencer a eleição presidencial do ano que vem”, aponta o jornalista Kennedy Alencar

Kennedy Alencar, Arthur Lira e Lula
Kennedy Alencar, Arthur Lira e Lula (Foto: Brasil 247 | Câmara dos Deputados | Ricardo Stuckert)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista Kennedy Alencar , em sua coluna publicada no portal UOL, afirma que “é golpe mudar o sistema de governo sem plebiscito. Na prática, o ‘semipresidencialismo’ defendido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tornaria o país parlamentarista”. 

“O Brasil já é semipresidencialista. A Constituição de 1988 conferiu atribuições ao Executivo e Legislativo que são típicas de regimes parlamentaristas”, diz Kennedy. 

continua após o anúncio

O jornalista esclarece que “a Constituição dá poderes legislativos ao presidente, como as medidas provisórias que têm força de lei, mas podem ser rejeitadas e modificadas pelo Parlamento. O presidente também pode propor projetos de lei, que, na maioria das vezes, sofrem mudanças significativas. No Brasil, o presidente atua como um primeiro-ministro, pois tem de se entender na largada com o Congresso para conseguir governar com êxito. Se popular, conduz a agenda legislativa. Se fraco, fica refém do Congresso”. 

“É possível imaginar o objetivo de Lira e dos defensores do semipresidencialismo num momento em que o ex-presidente Lula é favorito para vencer a eleição presidencial do ano que vem. O Centrão, grupo de legendas conservadoras e fisiológicas, teria, na prática, o poder para impor o nome do primeiro-ministro ao futuro governante”, acrescenta. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247