Jurista que disputou cargo no STF: "Zanin honrará a vaga de Lewandowski"
"Zanin representa a sólida defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania popular que o legitima", disse o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - "Finalista" para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto fez elogios à escolha do presidente Lula para o cargo, o advogado Cristiano Zanin. "Cristiano Zanin honrará a toga do ministro Ricardo Lewandowski no STF", disse Almeida Neto à jornalista Bela Megale, de O Globo. "Zanin representa a sólida defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania popular que o legitima, pela extraordinária sensibilidade política do presidente Lula, eleito com 60 milhões de votos".
Almeida Neto havia recebido o apoio do próprio ministro Lewandowski. No entanto, Zanin é o nome de mais confiança de Lula. Ele conduziu a defesa do presidente diplomado frente à perseguição da Lava Jato, pondo fim a 27 ações contra o petista. Ameida Neto e Zanin são amigos pessoais, e evitaram ao longo da "disputa" qualquer ataque pessoal.
Quem é Zanin - Zanin nasceu em 1967 e se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É especializado em Direito Penal e Processual Penal.
Ele ganhou mais notoriedade por sua participação como advogado de Lula em casos relacionados à Operação Lava Jato. Por seu bom desempenho, conseguiu provar a inocência de Lula, tirando-o da prisão política a qual ele havia sido submetido e, depois, conseguindo recuperar seus direitos políticos, o que permitiu que Lula se candidatasse à Presidência e retornasse ao Palácio do Planalto 20 anos depois de ter subido a rampa do prédio pela primeira vez.
Além de sua atuação em casos de grande visibilidade política, Zanin Martins é sócio-fundador do escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados. Ele também é professor de Direito Penal e Processual Penal em diversas instituições de ensino no Brasil.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247