Juliano Medeiros lança livro sobre 'nova esquerda' da América Latina

O livro propõe analisar as revoluções coloridas da década de 2010 na América Latina

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Psol, Juliano Medeiros, lançou um livro em que descreve o desenvolvimento da esquerda na América Latina. 'A nova esquerda na América Latina: partidos e movimentos em luta contra o neoliberalismo', da Editora Autonomia Literária, é baseado na tese de doutorado do dirigente em ciência política na Universidade de Brasília (UnB). 

O livro propõe analisar as revoluções coloridas da década de 2010, abordando o movimento estudantil chileno, o movimento Yo Soy 132, do México, e o MTST. Analisa ainda como cada um deles se portou diante da crise do sistema político, dialogando com as teorias sobre a crise da democracia liberal.

continua após o anúncio

Na descrição do livro, a deputada federal Áurea Carolina (Psol-MG) diz: "embora as revoltas tenham efeitos tanto para uma nova esquerda quanto para forças de extrema direita, é certo que no campo progressista as lutas feministas, antirracistas, indígenas, por justiça socioambiental e democracia real passam a ter uma centralidade indissociável das demandas consideradas tradicionalmente econômicas. A partir da pesquisa criteriosa de Juliano, podemos encontrar paralelos e diferenças sobre os desafios da ocupação institucional em uma perspectiva radicalmente transformadora, avessa ao reformismo social-democrata que colonizou o nosso continente".

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247