Gilmar diz que Lula não tem o direito de recusar o regime semiaberto

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sinalizou, em entrevista ao Roda Viva, que o ex-presidente Lula terá que aceitar o regime semiaberto, mas criticou os procuradores da Lava Jato, que fizeram o pedido. "O que me chamou a atenção foram os procuradores oferecerem o regime semiaberto ao Lula. Nunca foram legalistas, nunca foram garantistas", afirmou

(Foto: STF | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sinalizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem o direito de recusar a progressão de seu regime de prisão. "Ele não tem esse direito. Acredito que aqui há um pouco o recurso de uma retórica", afirmou, durante entrevista ao programa Roda Viva. 

Gilmar também aproveitou para criticar os procuradores da Lava Jato. "O que me chamou a atenção foram os procuradores oferecerem o regime semiaberto ao Lula.  Nunca foram legalistas, nunca foram garantistas.  Mas agora se convenceram. Se convenceram porque era conveniente. Aliviaram a pressão que existe sobre o tempo, fazendo leitura de estrelas", assinalou.

continua após o anúncio

Ele também deixou claro que permitir a prisão em segunda instância foi um erro. "Fizemos  um experimento institucional e se viu que deu errado", disse ele. "Curitiba e TRF-4 editaram uma súmula dizendo: com decisão de segundo grau prende-se. Foi isso que nós decidimos?", questionou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247