Genoíno: Arthur Lira não pode ter esse poder que tem no atual governo
"A gente vai ficar cada vez mais prisioneiro do Centrão", alertou o petista em entrevista à TV 247
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O ex-deputado federal José Genoíno (PT) afirmou em entrevista à TV 247 que o poder de articulação e a influência do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Congresso Nacional pode prejudicar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Deveríamos ter trabalhado para não dar essa dimensão ao centrão, sob a liderança do Lira", disse.
De acordo com o ex-parlamentar, petistas e aliados precisam fazer uma negociação para "consolidar um bloco de cento e poucos deputados, negociar com cada partido e não com o centrão como um todo". "A gente ficou prisioneiro das articulações institucionais e demos um empoderamento grande ao Lira", disse.
Na entrevista, Genoíno disse que defende uma "governabilidade tensionada". "Estou defendendo uma linha mais ousada, atrevida, mais polarizada. Envolve um modelo de comunicação, relação com os movimentos sociais, com áreas da intelectualidade progressista, para que as pessoas sintam que a gente está apresentando uma alternativa de futuro. Temo que a gente viva na mesmice do Lira. A gente vai ficar cada vez mais prisioneiro do Centrão", continuou.
"Lula tem uma inteligência fora do comum, é muito habilidoso, mas as instituições brasileiras não estão bem. Hoje temos uma institucionalidade em crise. A expressão disso é o lavajatismo, as Forças Armadas, a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o Congresso Nacional. São pontos críticos", disse.
"Em duas áreas o governo está indo bem: a viabilização dos programas sociais para enfrentar a bagaceira social do País e a política externa. Temos que ter política social para dialogar com a classe média assalariada. Estamos dialogando com a população na linha da pobreza absoluta", acrescentou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247