"Extremamente experimentado. Vai se encaixar perfeitamente", diz Lewandowski sobre Zanin no STF

"Nosso ministro Zanin preenche todas as condições para ser um excelente ministro", declarou Lewandowski, que deixou o Supremo em abril

Cristiano Zanin
Cristiano Zanin (Foto: Pedro França/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro Ricardo Lewandowski rasgou elogios a seu sucessor, Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula (PT) e aprovado nesta semana pelo Senado para substituí-lo na Corte. 

"Eu penso que ele é um cara extremamente experimentado e vai se encaixar perfeitamente na Primeira Turma e no plenário. Precisamos de pessoas lúcidas e bem intencionadas. Entendo que o nosso ministro Zanin preenche todas as condições para ser um excelente ministro", declarou Lewandowski nesta sexta-feira (23), em entrevista à GloboNews.

continua após o anúncio

Sobre a segunda vaga a ser preenchida neste ano, que se abrirá em outubro, após a aposentadoria da presidente do STF, ministra Rosa Weber, Lewandowski disse que ter "uma visão sintonizada" é a característica mais importante aos postulantes ao cargo, em detrimento de ser mulher ou não, por exemplo. 

"O presidente é o melhor intérprete para indicar a pessoa que representa a visão para a vaga. Parece que não há necessidade de que seja uma mulher, uma pessoa de determinada procedência ou determinada característica. É preciso que tenha uma visão sintonizada com o que a sociedade tem do ordenamento jurídico. Pessoalmente, entendo que o STF seja o mais plural possível, e talvez seja importante manter ou mesmo aumentar a representação que temos de mulheres", disse.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247