Dois mil criticam prefeito de BH e picham prefeitura

Cerca de dois mil manifestantes se reuniram para protestar contra Mrcio Lacerda (PSB); pela extenso dalista de crticas, motivos no faltaram; sobrou at para a sede do Executivo local, que teve de ser isolada



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Segundo a Polícia Militar e os jornais de Belo Horizonte, entre 200 e 500 pessoas. Segundo os manifestantes, duas mil. Independente do número, o fato é que centenas de pessoas se reuniram na Prefeitura de Belo Horizonte para protestar contra o governo do prefeito Márcio Lacerda (PSB), e acabaram exagerando na dose ao depredar patrimônio público. Os muros da sede do Executivo de BH foram pichados com spray e tinta na tarde deste sábado e, após o vandalismo, a polícia da capital mineira isolou a área.

A concentração do protesto “Fora Lacerda“ ocorreu na Praça da Liberdade, onde os manifestantes estenderam uma grande faixa que expunha o nome do movimento ao lado de um caixão. Grande parte deles estava vestido de laranja, numa indicação de que Lacerda é um “laranja da aliança entre PT e PSDB” na capital mineira. Os manifestantes, que lavaram as ruas da cidade, também expuseram a réplica de um avião recoberto por notas falsas de dinheiro, em alusão às viagens fretadas do prefeito, que custaram mais de R$ 800 mil e lhe renderam uma ação do Ministério Público Estadual.

O movimento demonstra, no mínimo, organização, como prova o site http://www.foralacerda.com. Em texto publicado na página para registrar o protesto, os manifestantes escreveram que “muita gente fez questão de ressaltar as semelhanças inescapáveis entre Lacerda e Anastasia. Outros, de denunciar o machismo, a homofobia, o racismo, a criminalização dos movimentos sociais, o predomínio das elites nas políticas públicas. Teve até quem lembrasse – com muita razão – das outras primaveras mundo afora, conectando Belo Horizonte com Londres, Praça da Estação com Praça Tahir, Afonso Pena com Wall Street”.

continua após o anúncio

Os organizadores do movimento, que começou na internet, também incluíram em seus protestos a nomeação do filho do prefeito, Thiago Lacerda, para chefiar o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 – algo que também rendeu uma ação no Ministério Público Estadual. Os manifestantes insistiram em destacar que o movimento é apartidário (apesar de vídeos registrarem pessoas com camisetas que exibiam siglas partidárias), mas o protesto deste sábado pode ser encarado como sintoma da agitação política que se instalou em Belo Horizonte desde que a aliança entre PT, PSB e PSDB foi abalada na capital mineira. Leia mais sobre o assunto em Explode a tríplice aliança política em Belo Horizonte.

Confira vídeo feito pelos manifestantes: 

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247