Dois mil criticam prefeito de BH e picham prefeitura
Cerca de dois mil manifestantes se reuniram para protestar contra Mrcio Lacerda (PSB); pela extenso dalista de crticas, motivos no faltaram; sobrou at para a sede do Executivo local, que teve de ser isolada
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Segundo a Polícia Militar e os jornais de Belo Horizonte, entre 200 e 500 pessoas. Segundo os manifestantes, duas mil. Independente do número, o fato é que centenas de pessoas se reuniram na Prefeitura de Belo Horizonte para protestar contra o governo do prefeito Márcio Lacerda (PSB), e acabaram exagerando na dose ao depredar patrimônio público. Os muros da sede do Executivo de BH foram pichados com spray e tinta na tarde deste sábado e, após o vandalismo, a polícia da capital mineira isolou a área.
A concentração do protesto “Fora Lacerda“ ocorreu na Praça da Liberdade, onde os manifestantes estenderam uma grande faixa que expunha o nome do movimento ao lado de um caixão. Grande parte deles estava vestido de laranja, numa indicação de que Lacerda é um “laranja da aliança entre PT e PSDB” na capital mineira. Os manifestantes, que lavaram as ruas da cidade, também expuseram a réplica de um avião recoberto por notas falsas de dinheiro, em alusão às viagens fretadas do prefeito, que custaram mais de R$ 800 mil e lhe renderam uma ação do Ministério Público Estadual.
O movimento demonstra, no mínimo, organização, como prova o site http://www.foralacerda.com. Em texto publicado na página para registrar o protesto, os manifestantes escreveram que “muita gente fez questão de ressaltar as semelhanças inescapáveis entre Lacerda e Anastasia. Outros, de denunciar o machismo, a homofobia, o racismo, a criminalização dos movimentos sociais, o predomínio das elites nas políticas públicas. Teve até quem lembrasse – com muita razão – das outras primaveras mundo afora, conectando Belo Horizonte com Londres, Praça da Estação com Praça Tahir, Afonso Pena com Wall Street”.
Os organizadores do movimento, que começou na internet, também incluíram em seus protestos a nomeação do filho do prefeito, Thiago Lacerda, para chefiar o comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 – algo que também rendeu uma ação no Ministério Público Estadual. Os manifestantes insistiram em destacar que o movimento é apartidário (apesar de vídeos registrarem pessoas com camisetas que exibiam siglas partidárias), mas o protesto deste sábado pode ser encarado como sintoma da agitação política que se instalou em Belo Horizonte desde que a aliança entre PT, PSB e PSDB foi abalada na capital mineira. Leia mais sobre o assunto em Explode a tríplice aliança política em Belo Horizonte.
Confira vídeo feito pelos manifestantes:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247