Damares exonera representante de anistiados, que denuncia: “foi represália”
A ministra Damares Alves afastou da Comissão de Anistia o advogado Victor Mendonça Neiva, representante de entidades de anistiados no colegiado, que denunciou que é alvo de represália da ministra
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A ministra Damares Alves afastou da Comissão de Anistia o advogado Victor Mendonça Neiva, representante de entidades de anistiados no colegiado. A informação é da Veja.
Neiva há algum tempo vem batendo de frente com a nova composição da comissão, formada por vários militares. O advogado pede vistas dos processos, o que incomoda os colegas, e tem feito críticas públicas ao comportamento de seus pares na comissão.
Mas a demissão de Neiva tem relação com um entendimento recente do ministério de que conselheiros não podem atuar nesses casos no Poder Judiciário. O advogado exonerado, que já tinha abandonado os casos que cuidava na comissão, atua em processos dessa natureza na Justiça.
Ele nega conflito de interesses e argumenta que o Estatuto da OAB não faz esse tipo de objeção.
Neiva criticou a comissão em recente artigo na Folha de S. Paulo. Foi uma resposta a outro artigo, do presidente da comissão, João Henrique Freitas, intitulado “Uma Comissão de Anistia sem ideologias”. Escreveu Neiva:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247