Corpo de Itamar é cremado em Minas

Cerimnia foi restrita famlia; cinzas sero depositadas em Juiz de Fora; tarde, Dilma compareceu ao velrio



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 _ Em cerimônia com presença restrita à família e aos amigos mais próximos, o corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco foi cremado no cemitério Parque Renascer, em Contagem, na grande Belo Horizonte. Antes, o velório no Palácio da Liberdade atraiu cerca de 4,5 mil pessoas, entre as quais a presidente Dilma Rousseff, que foi acompanhada das ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Integrantes da cúpula do PSDB ficaram boa parte do tempo ao lado do caixão de Itamar. O mais emocionado era o senador Aécio Neves. Ao seu lado, o ex-presidente Fernando Henrique também fez uso, por um momento, de um lenço para conter lágrimas. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-governador José Serra também estiveram presentes.

As cinzas de Itamar serão depositadas no jazigo da família, que em Juiz de Fora. Por iniciativa do prefeito Custódio Mattos (PSDB), uma das principais vias da cidade, a avenida Independência, deverá ser rebatizada como avenida Itamar Franco. O prefeito enviará à Câmara Municipal um projeto determinando a alteração do nome. A família do ex-presidente será consultada antes para saber se deseja a homenagem.

Itamar, que morreu na manhã do último sábado e foi velado no salão principal da casa legislativa da cidade no fim de semana, foi prefeito de Juiz de Fora entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974. A avenida que receberá o nome do senador e ex-presidente foi construída por ele durante o seu segundo mandato. A via tem 4,4 quilômetros e reúne edifícios residenciais e comerciais.

continua após o anúncio

O senador Itamar Franco (PPS), presidente da República de 1992 a 1994, morreu na manhã de sábado, aos 81 anos, em São Paulo, vítima de leucemia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 21 de maio e permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o senador apresentou um quadro de pneumonia grave e foi transferido para a UTI. Nas últimas horas de vida, foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e entrou em coma. Segundo o hospital, Itamar morreu por volta das 10h15 da manhã.

A Presidência da República decretou luto oficial por sete dias. Itamar morreu um dia depois do aniversário daquela que é apontada como sua grande obra para o País, a criação do real, moeda que entrou em vigor no dia 1º de julho de 1994.

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247